quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A cozinha da bruxa


Quando falamos em cozinha da bruxa, logo nos vem a imagem uma cozinha cheia de ervas secas e penduradas, móveis de madeira, cheiro de erva fresca plantada no cantinho da cozinha. E um fogão a lenha com uma panela de barro e dentro um cozido cheiroso de viver!!! Uma coisa simplesmente mágica e contagiante. E me lembro da cozinha da minha avó.


Bem, há três anos quando conversava com minha mãe sobre assuntos domésticos, e ela me dizia coisas relacionadas a cozinha, como por exemplo, o modo de guardar os alimentos, de como a cozinha deve ser mantida em organização, justamente por ser o coração da casa, etc. Eu não imaginava em momento algum que poderia viver isso, um dia. Embora não seja AINDA dona da minha própria cozinha. Mas o fato é que vivo...Tenho imensa alegria em pensar no coração da minha casa com carinho, e cuidar dele (só nos fins de semana, pois o trabalho e a faculdade não deixam durante a semana). Normal!

Cozinhar, em minha opinião deveria ser um exercício diário, um mergulho na intuição, nos cheiros e vapores e nos deixar levar longe junto coma fumaça... Hoje creio que cozinhar é muito mais que picar ingredientes na ordem, esperar o tempo de cozimento e observar as etapas...Sei que é uma manipulação de energias ao redor em prol da alegria, saúde, fartura, prosperidade e harmonia da minha família. Uma transformação. Esse entendimento começou a partir das comidas comemorativas dos sabaths. Onde a preparação das comidas trouxe o entendimento da magia de cozinhar com um propósito em mente.

O ato de transformar os alimentos também a sugere a transformação em nos mesmos

“A energia, de nossos pensamentos, acumula-se nas mãos e passam para o alimento”.

Portanto, jamais devemos cozinhar com raiva. O mecher do alimento, é o mergulho na espiral da vida, e entendemos então nosso caminho, e juntamos o movimento a nossa respiração. Um ato de meditação profunda e de auto-conhecimento. Quando cozinhamos, realizamos o supremo feitiço da transmutação, transformando trigo em pão, o vinho em vinagre, etc.

A alquimia de cozinhar é a arte mais antiga e completa dentro da bruxaria. E não precisamos de muito para realizá-la. Só de uma cozinha e amor! Dentre os “instrumentos” básicos estão as panelas de barro, a colher de pau e os vidros, onde colocamos os condimentos e temperos usados.

Todos os alimentos têm suas propriedades mágicas, mas alguns são essenciais numa cozinha de bruxa, como as ervas. Eis algumas:

Salsa, basil, manjericão, orégano, cominho, aipo em pó,hortelã,
tominho,mirra,louro,segurelha,manjerona, sálvia, verbena, estragão,
alfavaca, cardomomo, canela, cravo alho, pimentas, hissopo,
dill, Artemísia, coentro,alecrim,anis,erva-doce,sementes de girassol,
sementes de papoula urtiga, mostarda, noz-moscada, curry,
pétala de rosa seca, folhas de morango,folhas de laranjeira, folhas de maracujá, raiz de ligústica,raiz de acelga, raiz de alface,raiz de ginseng, e sementes de coentro.

As ervas a serem usadas nos alimentos, precisam estar frescas, portanto, o ideal seria ter uma mini horta com os que mais usa, ou pelo menos dois dos tipos citados acima. Colocar em seus pratos ervas cultivadas por você, é muito bom! Eu já comecei minha mini horta, com um pe de hortelã e manjericão. E o manjericão tem ate flores...lindinho!

“Mas de todos os ingredientes, o mais importante sem duvida é o amor! Em grandes e generosas porções”.

Abaixo algumas ervas, alimentos e hortaliças, assim como suas propriedades:

* açafrão - proteção
* alcaparras - potência e amor
* alecrim - proteção e purificação
* alho - saúde e proteção
* amêndoa - prosperidade
* arroz - fertilidade e prosperidade
* batata - saúde
* beterraba- amor
* camomila - dinheiro
* canela - erotismo e sucesso
* cebola - proteção e saúde
* cenoura - fertilidade
* cereja - amor
* chuchu - felicidade
* cravo-da-índia - proteção e afrodisíaco
* erva-cidreira - saúde, amor e sucesso
* erva-doce - proteção
* ervilha - prosperidade e amor
* feijão - prosperidade e harmonia
* gergelim- dinheiro
* laranja - prosperidade e fertilidade
* louro - proteção
* maçã - amor e desejo
* manjerona - amor, saúde e proteção
* maracujá - paixão e amizade
* menta - proteção e saúde
* morango - amor e erotismo
* noz-moscada - sorte e dinheiro
* pêra - desejo e amor
* romã - dinheiro e sorte
* salsa - proteção e purificação
* sálvia - sabedoria e prosperidade
* trigo - fertilidade e prosperidade
* uva - fertilidade, amizade e dinheiro.

Uma bruxa de cozinha deve estar sempre atenta a regra do três

Caso queira, e eu acho bacana. Poderá ter um grimório de cozinha. Onde colocará suas receitas e experiências culinárias. É um modo de anotar sua evolução.


A sua cozinha poderá ter em um cantinho, objetos usados para equilibrar e limpar as energias também. Podemos ter um potinho com ervas encantadas para prosperidade e proteção, ou um cristal transparente. Pois é um excelente equilibrador de energias.

Abaixo alguns feitiços básicos para proteger a cozinha que li no livro da Márcia Frazao, e que acho interessante colocar aqui. Segue:

  • Para repelir fantasmas e energias negativas, encha um vidro com uma mistura de sal e folhas frescas de sálvia. Exponha esse filtro mágico em um lugar visível de sua cozinha


  • Mantenha um cesto pequeno contendo moedas, pedras, sementes, ervas (sálvia, louro, hortelã, folhas de canela, etc.). E flores. Para felicidade.

  • Para que a harmonia reine em sua casa ferva dois litros de água de fonte ou mineral. Após apagar o fogo, acrescente um punhado de manjerona, louro e alecrim. Tampe a panela e deixe esfriar. Coe e após esfriar, borrife na casa recitando o seguinte encantamento:


Brigas, querelas ódio e tristeza.
Sumam agora do meu lar
Que só permaneça a alegria e a delicadeza
Para ocupar o seu lugar!


Bibliografia sugerida:
A cozinha mágica – Marcia Frazao
Enciclopédia wicca na cozinha – Scott Cunningham
A cozinha da bruxa – Marcia Frazao

2 comentários :

  1. Pesquisando fotos, cheguei ao seu blog. Menina adorei esse post.

    ResponderExcluir
  2. Olá Livia! Bem vinda ao círculo! Fico feliz que tenha se identificado com o post. Considero o assunto cozinha de bruxa fascinante!!! Obrigada pelo seu comentário, e seja sempre bem vinda ao nosso círculo. Beijos...
    Ametista.

    ResponderExcluir

Gostou? Então deixe um comentário.