domingo, 1 de agosto de 2010

Taro de Lenormand - O Baralho Cigano

Os ciganos foram os pioneiros a introduzir a cartomancia no continente europeu, por volta do Séc. XV. Embora, as cartas não tenham sido desenhadas pelos próprios ciganos.

Dentre as divinações que os ciganos realizavam e até hoje o fazem, estão a quiromancia e a leitura das cartas. No entanto, para as cartas, o baralho usado a principio era o normal de jogos. E só depois que o baralho cigano começou a ser consultado, devido a sua simbologia e também similaridade com o baralho comum.

O baralho que hoje conhecemos como "baralho cigano". É o baralho desenhado por Mademoiselle Marie-Anne-Adelaïde LeNormand. Ou simplesmente, Mlle. Lenormand. Que também foi cartomante, e exercia a quiromancia.

Teve entre suas clientes Josefina de Beauharnais, esposa de Napoleão Bonaparte. Ela teria previsto, segundo a aura de magia que cerca seu nome, a ascensão e queda do imperador Napoleão, os segredos da imperatriz Josefina e o destino de muitos notáveis de seu tempo.


Lenormand nasceu em Alençon, na Normandia, segundo ela no dia 27 de maio de 1772, embora os documentos originais indiquem 16 de setembro de 1768. Perdeu seu pai quando tinha apenas um ano de idade e, a seguir, sua mãe, aos 5 anos. Foi enviada a um convento, de onde surgem os primeiros relatos de seus dons de clarividência.

O grande Lenormand


O baralho Lenormand foi desenhado em 1828, e era inicialmente composto de 52 cartas, sendo o mesmo número de cartas que contem o baralho comum. O baralho de “A Sibila” foi logo redesenhado pelo célebre ilustrador Grandville, Gérard Jean Ignace Isidore, e publicada com mesmo título pela impressora parisiense Grimaud.

As 52 cartas desse jogo correspondem ao baralho comum, com 13 cartas para cada naipe. Como acontece com o “Pequeno Lenormand”, estão incluídas apenas três figuras – Valete, Rainha e Rei – sem o Cavaleiro do Tarô Clássico.

O pequeno Lenormand


Por volta de 1840, esse conjunto foi redesenhado e passou a ter 36 cartas. Sendo conhecido então como "Pequeno Lenormand".

Esse "tarot", na verdade, consiste de uma utilização parcial de 9 cartas de cada um dos quatro naipes do baralho comum, num total de 36 cartas. Ela utiliza apenas o Ás e as cartas numeradas de 6 a 10 e, no caso das figuras, deixa o Cavaleiro de lado, como acontece, em alguns casos, com as cartas de jogar utilizadas na França nos últimos três séculos. Mais imagens clique aqui

O taro de Mlle Lenormand é bastante copiado hoje em dia. E possui em uma de suas reinvenções desenhos de estrelas e constelações, e simbolos numerológicos. Inclusive, algumas dessas adaptações possuem 54 cartas. Duas a mais que o original, sendo uma para representar a consulente feminina, e o consulente masculino.

A interpretação deve ser feita com base nos simbolos e também nos naipes: Ouro, espada, copas e paus.

Geralmente quando adquirimos o baralho, ele vem com cartilha explicativa, incluindo a simbologia das cartas e também algums métodos de tiradas que iremos ver mais adiante. Sugiro que ao estudar o baralho cigano, tenha em mente a transformação que o baralho proporciona. Ele não é denso como o egípcio ou o de Marselha. Já tem em sua essencia a liberdade. O que na minha opnião, torna mais fácil a leitura. Para começar a estudar, sugiro a tirada das três cartas. Que é simples e consiste na simbologia de Passado, Presente e Futuro.


Monte anotações a respeito e tome base nos conceitos colocados da cartilha, mas vale também sua intuição. Caso se interesse, leia essa apostila. Que também está na biblioteca mágica, ou ainda o livro. Creio que irá lhe ajudar bastante com seus estudos.

Boa sorte!!!

Um comentário :

Gostou? Então deixe um comentário.