domingo, 29 de agosto de 2010

Florais



Há um tempo atrás fui presenteada com um frasquinho pela minha amiga terapeuta Denise. Veja o Blog, que me disse que ia me ajudar a enfrentar o grande turbilhão de ansiedade que eu estava vivendo. Ela me explicou como tomar, os horários certos, e me disse que era um floral. Bem, o fato é que fiz mesmo a terapia, e senti mudanças muito boas.
Recentemente, vivendo um outro estágio da vida, decidi por conta, comprar um floral (preparação para mudanças). E estou fazendo uso dele há 07 semanas. Logicamente, que entrei em contato com minha amiga Dê, para questioná-la a respeito, e ela me autorizou. E após realizar a compra do meu pequeno frasco, decidi estudar um pouco mais a respeito dos florais. E decidi compartilhar com vocês...
O que são florais? Substâncias com finalidade médica, que extraem a força médica de flores, a partir de um método próprio. Criadas originalmente por Edward Bach (florais de Bach), um médico de formação homeopática. Ou ainda, Essência floral ou elixir floral é a denominação convencional para um preparado natural, geralmente elaborado a partir de flores maduras, plantas ou ainda arbustos ao qual se agrega brandy ou álcool natural como conservante.


Uso:
Antes ao ir ao médico, muitas pessoas eram orientadas a somente tomar os remédios recomendados pelos médicos e realizar o tratamento conforme suas orientações. Não que esteja errado, mas só depois de algumas décadas prá cá que decidiram estudar a origem das doenças, e descobriu-se que muitas delas são de origem emocional. Inclusive o câncer. Dai que entram as terapias alternativas, que em conjunto com o tratamento médico ajudam e muito a cura de diversas doenças, pois se preocupam com a cura e principalmente com a causa. As terapias alternativas, tem esse nome, justamente por "fugir" do contexto médico tradicional. Nessa categoria estão o reiki, a acunputura, a massagem ayuverda, os cristais, os florais, dentre outros.
Portanto, se você decidir fazer uso dos florais, recomendo que antes consulte um terapeuta. Pois ele irá avaliar seu quadro clínico, e certamente indicará o floral certo, que vai lhe ajudar no momento que está passando. A terapia com florais não é recomendada como unica fonte de cura, deve ser feita em acompanhamento com o tratamento clínico.
Se você pesquisar em algum livro sobre florais, ou até mesmo em algum site, vai ver que tem a menção dos 07 corpos que precisam estar em equilíbrio, justamente para evitar que emoções negativas se apoderem e causem danos a saude física ou espiritual. Para relembrar:
Os florais são indicados em situações que o paciente enfrente problemas de saúde ou situações como as citadas abaixo.


  • Mental
  • Emocional
  • Comportamental
  • Períodos de transição
  • Doenças físicas
Quanto ao uso, os florais podem ser usados por pessoas de qualquer idade e sexo e não tem contra-indicação. A pessoa que o usa pode ter algumas reações, mas à essas reações damos o nome de processo de reconhecimento e limpeza. Que o paciente enfrenta no processo de cura normal. Caso seja sensitivo, provavelmente terá insights com mais freqüência, ou então, em determinados dias estará mais suscetível a alterações de humor, ou estará mais sensível. Mas nada que não possa ser "controlado".
As doses diárias são recomendadas pelos terapeutas, e caso compre por conta como eu fiz, siga as instruções que estão na embalagem. Pois, certamente foram feitos testes para chegarem a conclusão que aquela maneira é a correta para alcance dos resultados desejados.


Preparação de florais:
Na preparação dos florais deve-se levar em consideração o período de floração das flores usadas, a estação, o estado de espírito da pessoa que o faz, e claro, a finalidade do floral. Dentre os processos de preparação podemos citar:


Lunar: Usadas flores que tem a floração no período noturno
Solar: Flores que tem a floração realizada no período de primavera e verão.Fervura: Flores com floração nas estações de outono e inverno.


SolarAs flores são colacadas numa cuba de cristal; coloca-se água da fonte até encobri-las; a cuba deve ficar próxima à planta e o sol deve incidir direto sobre as mesmas durante 3 horas. O dia tem que estar totalmente claro, sem nenhuma nuvem, pois o sol não pode ser coberto em nenhum momento.


FervuraAs flores são colocadas numa panela de inox, vidro ou de ágata e, depois, são cobertas com água da fonte e fervidas por 30 minutos. Apaga-se o fogo e deixa-se esfriar perto da planta.
Em ambos os casos, após seus procedimentos, a água é coada e colocada numa garrafa com 50% de brandy e 50% da solução coada. Esta feita a tintura mãe.

Lunar: As flores são colocadas num recipiente de cristal, e ficam durante a noite. E devem ser retiradas antes que levem luz solar.
  • Uma receita de floral:
Hoje, alguns florais estão disponíveis no mercado. No entanto, os que são considerados autênticos, são os que foram desenvolvidos pelo Dr. Edward Bach. E é neles que esse artigo foi inspirado.


Escolha a planta, ou flor de acordo com a necessidade. As pétalas colhidas devem estar em perfeito estado. Elas devem ser colocadas em recipientes de cristal com água natural de fonte (sem antes ter sido tocada pelo homem). Exponha esse recipiente a incidência do sol no local próximo a planta, no período da manhã, por volta de 03 a 04 horas. Após isso, a água deve ser coada e acrescenta-se a mesma quantidade de álcool conservante. 


De acordo com a tabela desenvolvida pelo Dr. Bach, você pode usar um composto de florais, diluídos em uma essência mãe - A flor que irá tratar a doença ou comportamento principal - E depois poderão ser acrescidas outras essências, (o número não deve passar de 06), de acordo com a necessidade do tratamento.


A receita acima pode ser feita com pétalas de verbena. Seria então a essência Vervain. Usada para as pessoas que sempre tem a idéia fixa, e tem rompantes de sempre estarem com a verdade. 


Para as pessoas que sentem medo por razões desconhecidas, deve ser recomendado o uso da essência "Aspen", que tem o choupo na composição. Essa essência tem o processo de preparação por fervura, e a planta tem floração entre os meses de março e abril. Abaixo segue uma das tabelas desenvolvidas pelo Dr. Bach, no tratamento com florais.


Sentimentos:                                               Floral indicado:



MedoRock Rose, Mimulus, Cherry Plum, Aspen, Red Chestnut
IncertezaCerato, Scleranthus, Gentian, Gorse, Hornbeam, Wild Oat
Falta de Interesse no mundo à sua voltaClematis, Honeysuckle, Wild Rose, Olive, White Chestnut, Mustard, Chestnut Bud
SolidãoWater Violet, Impatiens, Heather
Hipersensibilidade aos outrosAgrimony, Centaury, Walnut, Holly
Desalento ou desesperoLarch, Pine, Elm, Sweet Chestnut, Star of Bethlehem, Willow, Oak, Crab Apple
Preocupação exagerada pelo bem-estar dos outrosChicory, Vervain, Vine, Beech, Rock Water



Quem foi Edward Bach?


Nasceu a 24 de setembro de 1886, em Moseley, Inglaterra; cresceu mostrando grande amor pela natureza e um interesse especial em aliviar o sofrimento humano. Reconhecido médico homeopata e patologista em saúde pública, completou sua obra com a descoberta dos "Florais de Bach", em meados de 1930 em Mont Vernon na Inglaterra. Segundo ele, para se recuperar de uma doença, é preciso ter uma mente sã. Os Florais de Bach ajudam a restabelecer um equilíbrio das emoções negativas.
Edward Bach foi um médico de Harley Street, bacteriologista e pesquisador bem conhecido. Identificou 38 estados negativos da mente e criou uma essência floral ou de planta para cada um. Passou os últimos anos de sua vida num pequeno chalé chamado Mount Vernon e foi ali que ele concluiu suas pesquisas. Hoje Mount Vernon é mais conhecido como The Bach Centre (O Centro Bach) e os atuais responsáveis continuam a produzir as tinturas mãe (o primeiro processo na elaboração dos Florais) utilizando em muitos casos os mesmos locais identificados por Dr. Bach nos anos 30.


"A Vida não espera de nós sacrifícios inatingíveis, ela apenas pede que façamos nossa jornada com alegria em nosso Coração e para ser uma benção para todos aqueles que nos rodeiam. Se nós fazemos o mundo melhor com a nossa visita, então nós cumprimos a nossa missão". Dr. Edward Bach.


CURA-TE A TI MESMO!


Bibliografia consultada:
Sites: www.florais.com.br
www.floraisdobem.com.br
www.floraisdebach.org
Livro: Os remédios florais do Dr. Bach


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gostou? Então deixe um comentário.