domingo, 8 de agosto de 2010

Urucum, a fruta sagrada dos índios



O uso de corantes pelos índios brasileiros, sempre foi extenso. A tintura inicialmente era usada para decoração de objetos sagrados em rituais, e depois passou a ser usada no corpo. Como maneira de se preparar para o contato com as divindades invocadas nos rituais, comemorações ou em preparação para a guerra. Dentre os corantes naturais usados pelos índios brasileiros. Citamos o jenipapo, o pau brasil, o anil e o andá. Mas dentre todos, o urucum, sem dúvida é o mais conhecido fora da aldeia. Visto que dele vem o nosso famoso colorau.

Nome popular: Urucum, Urucu, Urucuzeiro, Açafrão, Falso-açafrão

Nome científico: Bixa orellana L.
Família: Bixaceae.
Origem: América Tropical

A planta pode chegar a medir 10 metros de altura, e dá frutos espinhudos de até 3 cms em janeiro/fevereiro e junho/agosto. Dentro dos frutos se encontram as sementes que podem ser verdes ou vermelhas.

Para cultivo, semear em sacos e transplantar após 4 a 6 meses da germinação, à distância de 5 metros. Frutifica após 3 anos. Gosta de sol pleno, clima úmido, solos férteis e ricos em matéria orgânica; ressente-se de geadas.



O chá das sementes tem ação digestiva e expectorante, com ação laxante. A infusão das folhas também atua contra bronquite, faringite e inflamação dos olhos.O pó é digestivo, laxante, expectorante, febrífugo, cardiotônico, hipotensor e antibiótico, agindo como antiinflamatório para contusões e feridas. As sementes são expectorantes, utilizadas em moléstias do peito.

Uso mágico:

A pintura corporal indígena, não é considerada como arte, visto que possue finalidade mágico-simbólica. Usada para definir posição social, etnia, filiação, etc. O tipo da arte aplicada, diferencia-se de acordo com o povo. Mas em geral todos aplicam símbolos geométricos.

Atualmente, descobriu-se que o urucum também pode ser usado em tinturas para tecido.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gostou? Então deixe um comentário.