domingo, 14 de novembro de 2010

Magia com velas


Desde a antiguidade a chama era o símbolo da fonte de luz, conforto e bem estar para o homem. Usada largamente principalmente em templos, no antigo Egito em rituais sagrados. Os Celtas também utilizavam as velas em diversos rituais, mormente os que brindavam o início das estações do ano, como a primavera. As luzes primitivas eram obtidas de lascas de pinheiros e outras madeiras resinosas. Esses materiais combustíveis embebidos em gordura animal, óleo ou sebo, serviam como tochas. Vários materiais foram usados para essa finalidade, mas o que se revelou mais próprio para o uso imediato foi a vela primitiva, que era feita de um pavio de estopa, ou da essência seca de hastes de gramináceas ou ainda juncos, embebidos em cera ou sebo.

Em função da importância na vida diária, as velas acabaram rodeadas de mitos e lendas. Através dos tempos ela foi se transformando num símbolo de iluminação, sabedoria, conhecimento e elo com a Divindade, enquanto a escuridão simbolizava as trevas, a ignorância e a falta de clareza.

Acender velas é uma das mais antigas e mais usadas artes mágicas. A maioria das pessoas, em alguma ocasião já praticou a magia das velas. Até num singelo ato de apagar velinhas de um bolo de aniversário e fazer um pedido.

Nas religiões antigas e atuais o fogo como principio ativo estava sempre presente em templos. Na Roma antiga, por exemplo, o templo de Vesta mantia sempre acesa a chama do fogo sagrado. E nas casas, no altar de cada família também havia a representação do fogo sagrado. Acreditava-se que se por algum motivo esse fogo se apagasse, a família teria serias dificuldades, e por isso era necessário providenciar o mais urgente possível uma nova chama. Dessa forma, as vestais eram convidadas a irem ate aquela casa, como ato de limpeza e afastamento do infortúnio. E conseqüentemente acendia a chama liberando-os, portanto da negatividade. Dessa forma podemos afirmar que o fogo é um elemento imprescindível em magia.

Na religião católica usa-se a vela em quase todos os sacramentos. No batismo, por exemplo, ela simboliza Jesus ressuscitado que vence a escuridão do túmulo e das trevas, simboliza a união do batizado com Jesus recebendo a vida nova de Deus, como uma vela recebe a vida ao ser acesa em outra.

O elemento fogo, através de seus elementais da natureza, as Salamandras, tem o poder alquímico de transmutação e transformação de energia.

Na magia com velas usamos elementos em conjunto. Acendemos uma vela verde para cura no dia de júpiter que é a divindade da proteção. E fazemos essa magia na lua minguante que simboliza o minguar, o fim de algo que não desejamos mais que tenha influencia em alguém ou algo. Assim sendo,

- Lua Minguante: Para afastar doenças e más influências.
- Lua Crescente: Para prosperidade e crescimento em qualquer área.
- Lua Cheia: Para o amor, uniões, sociedades e expansão de negócios
- Lua Nova: Para atividades novas, notícias esperadas e comunicação em geral.
 
Também trabalhamos com a cromoterapia. A vibração da cor usada nos auxilia a ativar no plano espiritual e astral a energia necessária para alcançarmos o objetivo. Em relação as cores das velas, podemos trabalhar com egrégoras angelicais, divindades e também com a fraternidade branca. Assim sendo, cada cor terá a sua representação. Por exemplo, para a divindade grega Athenas, usaremos o amarelo. Para Afrodite, o rosa; para júpiter o azul; para Era, o vermelho; para Hades e Perséfone o preto, para Apolo, a vela dourada; para ares e Efestos o vermelho; para as ninfas, o azul claro.

Na magia com arcanjos, usaremos a cor relacionada a potencia que esse representa. Um exemplo usando os arcanjos elementais;

Miguel: Arcanjo do fogo – cores amarela e dourada
Gabriel: Arcanjo da água – cor azul verde
Uriel: Arcanjo da terra – cor marrom
Rafael: Arcanjo do ar – cor: azul claro

Para fazer pedidos:
Miguel: Libertação, cura, renovação
Gabriel: Equilíbrio emocional
Rafael: Conhecimento e intelecto
Uriel: Cura física
As mensagens das velas:

  
Demora a acender: Possíveis negatividades no ambiente ou a intenção não está clara o suficiente. Nesse caso, você deve se concentrar em seu pedido. E se puder acender um incenso para limpeza do ambiente também ajudará.
Chora muito: Haverão dificuldades a serem superadas. Se for para o anjo da guarda, ele está com dificuldades de ancorar.
Ponta se transforma em flor: Alegrias e bons presságios;
Queima toda sem restar nada: Significa que os obstáculos estão sendo removidos. Caso tenha acendido para o anjo de guarda, pode significar necessidade de proteção. (acenda mais vezes);
Pavio de divide em dois: Esse caso também apresenta duas interpretações. Pode ser o pedido que tem intenção dúbia, e nesse caso, o consulente precisa tomar sua decisão. Ou ainda dois caminhos a seguir para a realização do pedido feito;
Chama que treme: Ao notar esse acontecimento veja se não é ação do vento. Se não for, indica a presença de elementais ou de alguma egrégora (pode ser a invocada no ato de acender a vela). Nesse caso, é um convite para perguntas. Mas pergunte apenas o necessário ou o que realmente importa saber.
Chama sempre alta: O pedido será aceito. Mas tudo ocorrerá conforme o plano maior determina. Ou seja, o que tiver que acontecer antes, acontecerá.
Chama que muda de cor: Se prepare para mudanças que se relacionam ao seu objetivo.
Chama que se apaga repentinamente: Se não for ação do vento. Poderá ser o pedido que não será realizado, ou ainda a necessidade repentina de mudança de planos.

Simbologias na cera derretida:

Quando falamos em símbolos na cera derretida, não significa que a cera terá exatamente o símbolo descrito, mas poderá haver riscos que dêem indícios a essa simbologia. E a partir de então

Para essa interpretação não existem regras pré-estabelecidas. Ou seja, a interpretação de um símbolo ou desenho se relaciona a cada pedido ou desejo. Então, de acordo com cada simbologia observada, você “montará” sua interpretação usando sua intuição.

Escada: Você conseguira alcançar o que pediu, mas precisará trabalhar para isso acontecer. E será um trabalho gradativo que exigirá disciplina. Passo a passo;
Flor: A flor em geral simbolizar a pureza. E no contexto geral, a interpretação seria: se permitir acreditar nas coisas boas. Assim como deixar de lado medos, e suspeitas. Simplesmente manter a mente livre para novos horizontes;
Cruz: O ressurgimento de algo que atrapalhava seus planos. Pode indicar também a transformação. Nesse sentido, a interpretação deve ser a mesma usada no arcano XIII. Não simbolizando, portanto a morte física;
Chave: Caminhos abertos. Use sua intuição;
Folha: Não se deixe levar demais pelo vento (no caso a opinião alheia). Aprenda a seguir seu caminho sem depender de ninguém;
Coração: Um novo amor, ou ainda a necessidade de se gostar e se amar mais. (o amor começa dentro de você);

Cuidados ao acender uma vela:

Tudo bem que estamos trabalhando com magia de luz. E nossas intenções certamente são as melhores. Mas precisamos tomar cuidado! Estamos trabalhando com fogo. E fogo é coisa seria. Por isso, ao acender uma vela, certifique-se de que:

*Não existam objetos inflamáveis próximos a ela;
*O suporte seja seguro o suficiente para que a vela acabe e não queime a superfície do local que está. Ou ainda que suporte a temperatura. Nesse caso, aconselho que seja de pedra, ou de alumínio com base;
*Use suporte largo, maior que a vela. Pois terá recipiente para caber a cera quando esta derreter;
*Que a vela esteja firme no suporte. Se for o caso, vire-a para que algumas gotas de cera caiam e sejam o suficiente para segurar a vela sem ela cair.

E por ultimo, porém, não menos importante. Acenda sempre com uma intenção. E se puder, fazer uma consagração antes torna a sua magia mais forte. Quanto a consagração, deixe as palavras virem. Sua necessidade as tornarão poderosas. Pode acreditar!!!

Falaremos mais sobre velas na próxima semana...

Luz e paz!

6 comentários :

  1. Boa noite. Obrigada por esse post. Gostaria de saber quando a vela fica um tempo para cima, normal, e as vezes treme, o que pode ser?
    Quanto ao pavio, um deles (são duas velas) ficou com uma bola na ponta, de início parecia uma flor e depois ficou uma bola com outras bolinhas em volta. A outra, ficou tipo uma flor só que pequena. O que pode ser?

    Desde já muito obrigada. Gostei muito desse post.

    Mórrigan

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Em geral não existe regras...o fato da vela tremular pode ser uma resposta ao que vc perguntou na intenção de acender...
    Uma vez acendi uma vela dourada no meu altar de Santa Sara, que o final ficou uma rosa...A partir desse dia passei a sempre deixar rosas nele...Já outra vez ficou com a imagem da Santa...Segui minha intuição. Siga a sua. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, desculpe a demora para responder!
      A cera fica cada dia de uma forma, ontem não sobrou praticamente nada, só um finzinho espalhado, que pra tirar, só raspando com algo haha
      Quanto ao pavio, ele continua daquele jeito, agora mesmo, um está com uma flor grande, e o outro com uma pequena. Coloquei rosas no meu altar, mas as velas não estão próximas, pois estão no alto. Espero que seja um bom presságio hehehe
      A chama tremulando, percebi que é em certos pedidos, dei uma mudada, repensei no que estava pedindo e isso diminui muito, talvez não estivesse pedindo da maneira correta.

      De qualquer forma, muito obrigada! A pagina vai pros favoritos :D Ah, ótima seleção musical também :)

      Excluir
  3. Boa noite, acendi uma vela p/ Santo Antonio ontem dia 13, pedindo p/ o meu relacionamento virar namoro e apos uns 15 minutos percebi que o pavio virou um coração vermelho, mas logo se desmanchou, o que realmente isso significa ? obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    O seu pedido é de amor...claramente que ia ficar nesse formato. Mas veja bem, não indica que seu pedido vai ser atendido com essa pessoa...pode ser com outra. desde que seja verdadeiro como seu coração pediu. Não fique chateada, agradeça, pois seu pedido será atendido, mesmo que com outra pessoa.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde fui em um rezador pra ele rezar em mim porque estou com um problema amoroso ele acendeu uma vela de sete dias, três dias depois voltei lá pra ele rezar novamente e vi que a cera da vela formou um coração obs: a vela ainda ta acesa com a chama forte oque pode significar isso?

    ResponderExcluir

Gostou? Então deixe um comentário.