domingo, 31 de outubro de 2010

A magia prática

Estou acompanhando o resultado da enquete, e sei que preciso preparar para dois temas:
  • Bruxaria natural e feitiços e magias
Disputa acirrada...Agradeço a todos que votaram, e na próxima semana tem mais uma enquete...Pois bem, vamos começar com o primeiro. Até lembrei do meu curso de magia com o mago Lagus. Que hoje é meu amigo mago, de quem tanto falo aqui no blog...Então vamos ao artigo.

Quando estava fazendo curso de magia com meu amigo mago. Aprendi uma coisa muito importante: Aprender a fazer a magia com o que você tem! Sim, a magia prática e a natural é isso. Você realiza seus ritos, feitiços e cia com o que tem a mão. Imagine que você precisa em um dos rituais acender uma vela. E não tem fósforo em sua casa, só o esqueiro. E você só acende velas com fósforo. Pois acredita que a intervenção dos elementais será mais acertiva, do que se acender com o esqueiro....Você não vai acender por causa disso?! Claro que não né?! Vai deixar de fazer sua magia? Eu particularmente prefiro um fósforo, mas não deixo de acender minhas velas caso não encontre uma caixinha. Até chama de fogão tá valendo.

Há duas diferenças na prática de magia. A alto magia e a magia prática. Os adeptos da bruxaria natural (que é o meu caso), usam a magia prática. Que nada mais é que o uso dos recursos naturais em prol da mudança que deseja. Juntamente com sua necessidade e poder pessoal. Mas isso não quer dizer que não podemos adquirir determinado artefato que irá nos ajudar no ritual. Vou explicar melhor.

Quando você trabalha com a alto magia você precisa seguir a risca o que manda o ritual. Exemplo: Pantáculos. Ao consagrar um, você deve seguir os passos que o livro determina. A ordem das orações, o local do pantáculo, tudo isso. E acredite, nada vai funcionar se não for feito dessa maneira. Outro exemplo, é a magia com dragões.

Agora se você tem um simples ritual de lua a fazer. O simples ato de acender uma vela no seu caldeirão em seu altar e consagrar a deusa lua, queimar seus pedidos. Já é mais que necessário para que a mudança ou seu desejo aconteça. Mas é claro. Você precisa querer!

A magia prática pode ser feita em qualquer lugar, com o que você tem a mão. Quer ver? Se em determinado local você precisa abrir um círculo, e é acostumado a ter algo em mãos, você pode usar um lápis. Se precisa se descarregar de algo, e não encontra terra, progete a energia indo para o centro de um cristal receptor (ônix, turmalina negra, ametista). Se deseja que algo que lhe atrapalha saia de sua vida, e estiver na praia. Risque o nome na areia, mentalize, deseje. O mar quando vem até a areia leva embora. (não que você tenha que ir a praia fazer um ritual desse). Mas é mais uma maneira de ficar claro como a natureza pode e deve (com consciência), ser bem usada na magia.

Um autor que gosto bastante, e explorava bem essa temática, era o Scott Cunningham. Ele colocava em seus livros ritos e magia tão simples. Que não precisamos de pompa ao elaborá-los. Até mesmo por que se pararmos para pensar os antigos bruxos e bruxas, não tinham lá muitos recursos. Comparados aos que temos hoje em dia. Fico imaginando o quão difícil era na época da idade média por exemplo, encontrar uma erva para um unguento, poção ou banho. Sem despertar a curiosidade alheia, e principalmente. Sem correr risco de perder a cabeça na forca. Ao ler os livros do Scot, creio que ele realizava tudo com a mais pura simplicidade. Isso fica muito claro prá mim.

Hoje as muitas lojas esotéricas existentes nos proporcionam um grande acervo de artefatos como velas, varinhas, grimórios, incensos, imagens, etc. Precisamos só escolher com qual trabalhar. Mas aconselho, não se deixe levar por modismos. Eles vem e passam. Busque além disso, sua espiritualidade. Seu equilíbrio. Seja VOCÊ, simplesmente você. Ou seja, não é por que o culto de determinada egrégora está em voga que você vai precisar ter um altar para ela. Realizar ritos todos os dias, comprar todos os instrumentos... Se sentiu afinidade, honre da maneira que lhe convir. O coração nessas horas fala e muito. Os antigos camponeses ao honrarem os deuses, não tinham imagens deles, apenas a consciência de sua existência. E realizavam os ritos necessários para agradá-los

Outra coisa que aprendi com meu amigo mago é que seguir sua intuição na maioria das vezes senão em todas. Te leva a resultados muito bons. Explicando...

Nós bruxos e bruxas sabemos da influência da lua em nossas magias. Mas conheço algumas (uns) que ao precisar acender uma vela, fazer um ritual, não o fazem por que a lua ainda não está no curso. Ou ainda por que não é a hora planetária mais adequada. Puxa vida. E como fica a questão? Eu confesso que prefiro trabalhar no calendário lunar, confere-me mais poder e ao meu feitiço também. Mas já tive provas que acender a velinha, fazer o pedido na hora que a intuição manda; gera resultados positivos também. O que estou querendo dizer, é que ficar preso a essas questões às vezes pode atrapalhar. Se você tiver que receber algum aviso do outro plano naquela hora. É só naquela hora que vai receber, não adianta falar que vai acender a vela depois.

Os muitos livros existentes falam de toda a forma para se tornar um bruxo. Aplica dogmas, regras, enfim. São de boa sugestão, livros sempre são. Mas sugiro entrar em contato com algum (a) bruxo (a), que conheça e converse mais a respeito de magia prática, intuição e ritos. Certamente a experiência será enriquecedora. Caso queira, pode me encaminhar um email, colocar um recado no mural de recados, ou simplesmente postar um comentário. Será um prazer conversar com você sobre isso. Afinal, esse blog é essencialmente um círculo de conhecimentos.

Espero ter ajudado.

Beijinhos encantados!
Ametista

3 comentários :

  1. Olá, amei o tema!
    Embora,não nos conhecemos gostaria de pedir a sua ajuda, pois eu tenho uma grande dificuldade de conciliar a leitura com a prática. Já faz um tempo que leio sobre bruxaria, mas nunca tive a oportunidade de conversar com alguém que realmente entenda sobre o assunto.
    Ficaria muito se você pudesse me dá alguns conselhos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Violet. Que bom que gostou do assunto. E obrigada por opinar. É bom, muito bom saber que o assunto foi de seu interesse. É realmente esse intuito o de escrever para esclarecer alguns assuntos mesmo. Mas qual seria a sua dúvida especificamente? Sobre o conteudo ou como aplicá-lo na prática? Vamos nos corresponder por email? Beijos e abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Bem, gostaria de saber se existe algum tipo de ritual ou encantamento que eu possa utilizar para que esteja sempre pronto na hora da batalha, sim eu pratico a arte dos espadachins e honro as tradições Templárias.

    ResponderExcluir

Gostou? Então deixe um comentário.