terça-feira, 26 de outubro de 2010

Mandalas e suas cores - Parte 1

A palavra mandala é originada do idioma sânscrito que significa circulo.
O circulo de energia e poder que gira para restabelecer e equilibrar energias.
Pode ser usada para decoração de ambientes, na arquitetura e para o desenvolvimento pessoal e espiritual. Podendo restabelecer a saúde de quem a “usa”. Mais alguns aspectos:

 - Prevenindo o estresse;
 - preservando e organizando a saúde psíquica;
 - aumentando a capacidade de atenção e de concentração;
 - aumentando a capacidade de receptividade;
 - aumentando a harmonia, a calma e a paz interior;
 - aumentando a criatividade;
 - ampliando a consciência;
 - desenvolvendo o Eu Superior;
 - encontrando um caminho espiritual

Ao ser notada a necessidade de confeccionar uma mandala. Devemos observar a finalidade para qual ela será usada. Certamente a mandala será mais efetiva nesse aspecto.

Depois de feito esse levantamento você poderá escolher as formas, as cores e os números que irão compor sua mandala. Para tanto, o ideal seria ter conhecimento de numerologia e cromoterapia. No entanto, caso queira você mesmo elaborar sua mandala, em bibliografias existentes ou em sites você poderá encontrar informações detalhadas que poderão lhe ajudar.

Você também pode encontrar mandalas prontas que você só precisa colorir. Mas nesse caso, é ainda necessário o conhecimento citado acima. Hoje vamos falar sobre as cores na mandala. Sob qual aspecto elas são escolhidas. E ao falar de cores, estaremos falando automaticamente em cromoterapia. Que é o estudo das cores para a cura de doenças. Vamos a elas:

Verde – É a cor da saúde. Proporciona equilíbrio. Sendo uma cor secundária. Traz em sua composição as cores amarela e azul. Portanto, também ira emanar a vibração dessas duas cores.
Amarela – A cor do pensamento. Poderá ser usada para promover concentração e conseqüentemente promover o bom estudo. Ira ajudar também as pessoas que tem problemas de memórias.
Azul – A cor da paz, suavidade e paz. Poderá ser usada por pessoas que estejam passando por momentos de stress, tensão e inquietação. Poderá também ser usada em clinicas, hospitais, berçários. Ou em locais de trabalho cuja necessidade seja a tranqüilidade na resolução dos problemas diários.
Rosa – a cor do relacionamento e da aceitação. Poderá ser usada para pessoas que estejam com baixa estima. Uma vez que desperta o amor próprio em cada ser.
Vermelha – a cor da energia, do amor, da atração. Poderá ser usada para conferir energia e determinação na resolução de problemas. Bom para negócios novos que precisam de agilidade e constância de criatividade (novas idéias e rápida aplicabilidade).
Branca – Excelente cor. Pois é a junção de todas as cores existentes. Funciona como transformadora perante qualquer equilíbrio energético. Excelente para ser usada em ambientes cuja necessidade de purificação seja constante. Exemplo: salas de atendimento holístico.
Lilás – A cor da elevação espiritual, bondade e harmonia. Poderá ser usada por alguém que esteja passando por dificuldades e entendimentos espirituais.
Laranja – Essa cor proporciona energia a quem a usa. Contendo em sua composição as cores amarelo e vermelho. Certamente será bem vinda em locais de negocio.
Marrom – Proporciona justiça, conhecimento e aquisição de conhecimento.
Cinza – Poderá ser usada para proteção e também como cicatrizante

Já que estamos falando de cores, você também poderá elaborar uma mandala e usar as cores dos raios cósmicos. Ao fazer isso, realize a invocação do mestre correspondente ao raio, de acordo com sua necessidade;

Cor azul – 1º raio Cor azul – Mestre: El morya
Virtude: Fé e proteção.
Cor dourada – 2º raio Cor: dourada – Mestre: Lanto
Virtude: Conhecimento e sabedoria.
Cor rosa: 3º raio Cor: Rosa – Mestra: Rowena
Virtude: Amor
 Cor branca: 4º raio Cor branca – Mestre: Seraphis Bey
Virtude: Pureza, ressurreição e ascensão.
Cor verde – 5º raio Cor verde – Mestre: Hilarion
Virtude: Cura física e espiritual.
Cor rubi – 6º Raio cor vermelha – Mestra: Nada
Virtude: Cura, amor, compaixão.
Cor Lilás – 7º raio Cor Lilás – Mestre: Saint Germain
Virtude: Liberdade espiritualidade.

Baixar: Mandalas e suas cores - Parte 1

Para cada um dos mestres há uma invocação que deverá ser feita caso use os sete raios. As invocações a cada um dos mestres está disponível no documento para download. Como iremos tratar de mais dois assuntos ligados a mandalas. Elaborei uma mini apostila com o conteúdo do artigo. Assim você pode salvar no seu computador e usar a hora que quiser. A parte um já está disponível. Nas próximas semanas falaremos sobre as outras duas partes. Que são:

Parte 2 - Formas geométricas usadas e seus significados
Parte 3 - Números usados e sua simbologia.

Até lá!
Beijos iluminados,
Ametista.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gostou? Então deixe um comentário.