domingo, 10 de outubro de 2010

The lady of Shalot

As lendas arturianas nos falam de Lancelot, Morgana, do próprio Arthur de muitos outros personagens importantes. Inclusive de Viviane. A dama do lago, a gran-sacerdotisa que entregou a espada a Arthur. E o fez rei da Grã bretanha. São lendas ricas de misticismo, de magia e sobretudo da vida de um povo fascinante, os celtas. Falaremos mais deles no post que estou preparando sobre. Mas por enquanto, os deixo com a musica linda de Loreena Mckennitti que fala sobre a senhora de Shalott. E um pouco sobre a lenda. O poema foi escrito por Alfred Tenysson (1809 - 1892).

A história diz que a Senhora de Shalott é um ser mágico que vive sozinho em uma ilha a montante da Camelot do Rei Arthur. sua ocupação é olhar para o mundo fora de sua janela do castelo em um espelho, e tecer o que ela vê na tapeçaria. Ela é proibida pela magia de olhar para o mundo exterior diretamente. Os agricultores que vivem perto de sua ilha ouvem o seu canto, e sabem que é ela. Mas não podem vê-la.

A senhora vê as pessoas comuns, casais amorosos, e os cavaleiros em pares refletida em seu espelho. Um dia, ela vê o reflexo de Sir Lancelot o cavaleiro de Artur, a andar sozinho. Embora ela saiba que é proibido, ela olha pela janela para ele. O espelho quebra, a tapeçaria voa ao vento, e a senhora sente o poder de sua maldição.

Uma tempestade de outono de repente surge. A senhora deixa seu castelo, encontra um barco, e nele escreve o nome. Então, ela entra no barco, coloca-o à deriva e canta sua canção de morte, e desce pelo rio até Camelot. Os moradores encontram o barco e seu corpo, e percebem de quem se trata. Então ficam tristes. Lancelot ao ver a cena, reza para que Deus tenha piedade de sua alma.

Beijos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gostou? Então deixe um comentário.