domingo, 17 de outubro de 2010

Ciganos & Ciganas - Encantos e magias.


É comum em pesquisas pela internet vermos encantamentos, simpatias, banhos e rituais que "usam" a egrégora cigana. Esses encantamentos em geral são de amor, de prosperidade, e outros. Mas em maioria de amor e de prosperidade. Estava pensando a respeito...E como sou digamos, investigativa (embora não seja jornalista). Fui pesquisar mais a respeito. Confesso que não encontrei muita coisa em detalhes, mas o que vi me ajudou a entender a cultura e...vieram também alguns insights sobre os costumes ciganos, como eles viviam, seus anseios, suas lutas, sua cultura, etc. Pude então chegar próximo ao que posso considerar como sendo a resposta do meu questionamento.

A cultura cigana é muito rica. Não há um modo de se comportar igual, idêntico em todos os clãs. Sempre terá uma pequena mudança, que depende dos clãs. Para entender melhor, toda a magia cigana é envolta em elementos naturais, água, terra, ar, fogo. Em todo altar cigano tem sempre esses elementos, ou algo que os represente. Pois bem, todos os clãs seguem esse preceito, mas em relação a costumes, é diferente. Cada clã vai desenvolver seus próprios ritos, trabalhando sempre com esses elementos, mas de forma diferenciada no modo de vista de cada um. De cada chefe do clã.

Falando um pouco do amor entre os ciganos...

É fato que toda criança nascida, já tinha o compromisso de casamento com outra criança do clã. Uma forma de manter os laços de amizades das famílias envolvidas, e também de manter a cultura cigana viva. Bem, infelizmente não dominamos nossos sentimentos. Não temos como dizer ao nosso coração. Não goste de fulano! Seria tão fácil (às vezes)...Com os ciganos não era diferente. Pesquisando a história dos ciganos Igor e Wladimir por exemplo, vi que eles tiveram um amor muito grande cada um por uma pessoa. Igor por uma cigana, e Wladimir por uma princesa. Mas por forças do destino, nenhum dos dois puderam ficar com suas amadas.

Igor "disputou" o amor da cigana com seu irmão, e ao entender que para ficar com seu amor precisaria matar seu irmão, preferiu se matar. E seu amor vendo isso, se matou também.

Já Wladimir, saiu pelo mundo a procurar seu amor, virou pirata errante, e nunca mais amou ninguém.

Outra coisa que é fascinante na cultura dos ciganos, é a liberdade. É mágico observar como todos tinham isso em seu sangue. Poderiam ter filhos, terem responsabilidade com o clã, mas eram LIVRES. Principalmente na sua forma de amar.

Penso que por isso são tão solicitados em magias do amor. Por que já viveram, amaram e se decepcionaram...E mesmo assim, continuaram a viver sua espiritualidade de forma tão pura e verdadeira.

A prosperidade para os ciganos...

Sabemos que os ciganos viviam em suas carroças, viajando e descobrindo as maravilhas do mundo. Alguns relatos nos dizem que hoje alguns ciganos o fazem. Mas por questões de desabrigo,(infelizmente). Embora tenham ciganos em todas as partes do mundo, sabemos que alguns vivem em boas condições financeiras, e outros nem tanto. Mas vamos usar o passado para exemplificar melhor. Os ciganos no passado não eram de posses como alguns o são hoje. Então, a prosperidade estava ligada a saúde, a fartura de frutas a mesa, a alegria que o clã esbanjava nas festas ao redor da fogueira, na alegria das ciganas a girar com suas saias coloridas, a dizer a "buona dicha" a quem perguntasse...Enfim, a todas essas coisas consideradas por muitos simples. Mas que para eles era simplesmente TUDO!

Não eram de posses como os nobres, eram mas eram felizes e seguros. E nada os faltava. Portanto, acreditar na força maior, em deus, na natureza, e manter-se em harmonia. É um encanto e tanto!

Em resumo, podemos dizer que todo o encanto e espiritualidade dos ciganos, ajudam até hoje muitos dos que precisam de sua ajuda. Até penso que seria interessante começarmos a pensar a respeito de espiritualidade também. E por que não pedir luz aos caminhos? Visto que são os reis das estradas. É isso. Mas vou continuar a estudar mais sobre a fascinante cultura cigana. Temos muito a aprender com nossos irmãos ciganos e ciganas. 
Cigano Wladimir
Alguns livros para estudo:

  • Clãs Ciganos de Luz do Astral - de luz do Astral
  • Ciganos - Rom - Um Povo sem Fronteiras
  • Ciganos - Os Filhos Mágicos da Natureza
Disponíveis na Editora Madras

Salve Santa Sara!!!
Salve o povo cigano!!!
Optchá!

Um comentário :

Gostou? Então deixe um comentário.