sexta-feira, 29 de abril de 2011

Thor - O deus trovão

Você apaixonado pelos deuses antigos assim como eu, certamente deve ter aquele que te inspira mais. Aquele que você se identifica mais. No meu caso, na mitologia grega, é Athenas, na egípicia Hórus, na Celta Brigite e na romana, Vesta. Quando comecei a estudar as runas, passei a me identificar com mais uma divindade: O deus do trovão Thor. Não me pergunte por que, pois nem eu mesmo sei. Uma amiga minha desenvolveu afinidade por Freya, outro por Odin, e assim foi. E o mais legal, é que as coisas acontecem naturalmente...Ultimamente venho sentindo a necessidade de trabalhar com as energias das runas, até pedi ajuda ao meu amigo mago, para desenvolver um ritual com algumas delas. E aproveitando essa sintonia, vou escrever mais sobre assunto aqui no blog. Acho que o momento pede. Então vamos seguir em frente!

Acho que já ouviram falar dele, mas eu não poderia deixar de falar também. Afinal, ele é o homenageado do dia.

Thor, o deus nórdico do trovão, é filho de Odin. O deus supremo do panteão nórdico. Thor era grande para um deus, extremamente forte (podendo comer uma vaca em uma "refeição"). Thor adorava disputas de poder e era o principal campeão dos deuses contra seus inimigos, os gigantes de gelo. Os fazendeiros, que apreciavam sua honestidade simplória e repugnância contra o mal, veneravam Thor em vez de Odin, que era mais atraente para os que eram dotados de um espírito de ataque, ou que valorizavam a sabedoria.

A arma de Thor era um martelo de guerra mágico, chamado Mjolnir com uma enorme cabeça e um cabo curto e que nunca errava o alvo e sempre retornava às suas mãos. Ele usava luvas de ferro mágicas as Jarngreip para segurar o cabo do martelo e o cinturão Megingjard que dobrava sua força. O martelo de Thor - Mjolnir - destruidor. Que na pré-história escandinava surgia sob a forma de um machado é também relacionado à fertilidade e aos fenômenos atmosféricos. O martelo de Thor, também se relaciona com os aspectos míticos de ferreiro do deus, ao criar trovões e relâmpagos.

A runa regida por Thor é Thurizas. Mas você também pode trabalhar com outras para ter a proteção e energia dele consigo. Que são elas: Raido, Sowilo e Uruz.

No calendário nórdico, também temos a regência dos deuses para cada dia da semana. Portanto, ao escolher trabalhar com o deus do trovão, suas magias serão mais acertivas e efetivas se feitas numa quinta feira. Que é o dia regido por ele.

Como representa a batalha. A cor a ser usada poderá ser a vermelha. E caso decida usar cristais, use ágata de fogo, hematita ou moldavita.

E aproveitando que nessa sexta-feira dia 29/04 estreiou nos cinemas nacionais, o filme Thor. Deixo vocês com o trailer oficial do filme. Já gosto dele mesmo antes de assistir. Espero que assistam também. Depois disso, fiquem a vontade para comentar sobre o assunto aqui...


Bibliografia consultada:
Mistérios Nórdicos - Deuses, runas, magias, rituais
Mirella Faur

Beijinhos, e bom fim de semana!

3 comentários :

  1. Olá Ametista, sempre passo por aqui, hoje decidi deixar uma mensagem para você. Espero que goste.

    A vida é com certeza absoluta movimentada pela natureza.
    Uns dias mais calmo.
    Outros nem tanto.
    Mais sempre em movimento.
    Independemente de nossas vontades e gostos.
    As vezes, ficamos perdidos...
    Pensamos que é o fim.
    Mais de novo, tudo se modifica e renova!!
    E descobrimos que apesar de tudo parecer perdido. Nós temos muita sorte.
    Para se recomeçar e se reiventar sempre!!!
    Feliz Samhain!!
    Beijos com rastros de estrelas.
    Lua(Naturezadeluanegra)

    ResponderExcluir
  2. Olá Lua negra!

    Ah! Eu amei sua mensagem! Linda mesmo. Muito, muito obrigada! Que felicidade.... Obrigada mais uma vez... Estava precisando de palavras como as suas... Sempre fique a vontade para me visitar...

    Beijos com carinho e encanto.

    Ametista.

    ResponderExcluir
  3. ...Assisti o filme! E embora seja um filme, estou ainda mais fã de Thor!

    ResponderExcluir

Gostou? Então deixe um comentário.