Na tradição Celta Cerridwen é a deusa do caldeirão. A deusa que tudo transforma, do velho para o novo.
O caldeirão na magia representa o útero da grande mãe e todo o poder de transformação e renovação que ele possui. Vimos isso na lenda de Cerridwen, onde ela usa o caldeirão para fazer uma poção que dará conhecimento e sabedoria ao seu filho.
Ao longo dos tempos, o caldeirão não é citado somente nos contos e lendas celtas, ele também participou de outros momentos na história da magia e bruxaria.
Na antiga tradição, o caldeirão usado era o de Ceres, de cuja poção o resíduo era feito também com água do mar, e de extemo veneno. Tudo ligado a tradição dos mistérios, cujo propósito era ligar o indivíduo aos ancestrais e liberar memórias antigas.
Na lenda de cerridwen o caldeirão e sua poção eram aquecidos pelo hálito de 09 donzelas, o que também pode ser associado as musas gregas, ligadas ao oráculo de Delfos. Mas a assossiação que queremos mostrar, é a ligação do caldeirão com o submundo.
A perda do caldeirão de Cerridwen representa o minguar da lua, período em que ela se esconde por 03 dias e para os antigos era o simbolismo da morte. Não sendo ela física, mas o renascer para uma nova fase. Dessa forma, a busca pelo Caldeirão de Cerridwen é a busca da lua e do renascimento para dar continuidade a vida.
Fonte:
Os mistérios Wiccanos - Raven Grimassi
Livro mágico da lua - D. J. Conway
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Gostou? Então deixe um comentário.