domingo, 18 de julho de 2010

Danças circulares



Desde a pré história o homem busca o contato com a divindade, e comemora todas as suas conquistas de acordo com sua cultura e costumes. E um desses modos é a dança. As comemorações eram em honra as divindades, em agradecimento as colheitas, ao nascimento de um novo filho, etc. E um desses modos de comemoração, eram as danças circulares.

A história moderna da dança circular:

Foi Bernhard Wosien(1908-1986), bailarino clássico, coreógrafo, pedagogo e pintor, que nas décadas de 50/60 percorreu o mundo recolhendo e resgatando as danças de diferentes povos. Em 1976 visitou a Comunidade de Findhorn no norte da Escócia e, a pedido de Peter Caddy, um de seus fundadores, ensinou pela primeira vez uma coletânea de danças folclóricas para os residentes.

 Bernhard Wosien já estava com mais de 60 anos e buscava uma prática corporal mais orgânica para expressar seus sentimentos. Ele percebeu que havia encontrado o que procurava, pois dançando em Roda, vivenciou a alegria, a amizade e o amor, tanto para consigo mesmo como para com os outros, e sentiu que as Danças Circulares possibilitavam uma comunhão sem palavras e mais amorosa entre as pessoas.


De 1976 em diante centenas de Danças foram incorporadas ao repertório inicial e o movimento passou a se chamar "Danças Circulares Sagradas". E desde então este movimento se espalhou pelo mundo.

A Dança Circular se chama e se torna Sagrada pelo fato de permitir que os participantes entrem em contato com sua essência, com seu EU Superior, com a Centelha Divina que existe dentro de cada um de nós. No momento deste contato, temos a união do corpo(matéria) com o espírito.

No Brasil:

No Brasil, as Danças chegaram através de Sarah Marriot que viveu em Findhorn e foi convidada a vir para o Brasil em 1983 e iniciar um trabalho de educação holística no Centro de Vivências Nazaré (hoje Nazaré Uniluz), comunidade fundada em 1981 por um grupo de pessoas lideradas por Trigueirinho em Nazaré Paulista no Estado de São Paulo. A partir daí, pessoas de Findhorn vieram ao Brasil e brasileiros foram até lá e o movimento começou a expandir.

Benefícios:

Qualquer pessoa de idade e sexo indiferentes, pode dançar no círculo sagrado. E nem precisa ter experiência prá isso. Somente dar as mãos, sentir a alegria da união e se entregar ao rito. Na dança circular assim como qualquer outra, nosso corpo se expressa e entra em contato com o divino que há em nós. E a dança circular promove isso de maneira completa. Pois o grupo unido sente e emana a mesma energia.
Dentre os benefícios da dança circular estão a harmonia, leveza, alegria, companherismo, etc.

Em são Paulo, temos o espaço cirandda da lua.Que é coordenado pela Soraya Mariani. Veja vídeo:



Alguns Benefícios das Danças Circulares:

- Equilibra o corpo físico, emocional, mental e espiritual;
- Desenvolve a auto-estima, ajudando a transformar medos, angústias, ansiedades;
- Desenvolve a Consciência corporal - coordenação motora, ritmo, percepção, concentração, atenção, sintonia, flexibilidade;
- Aprendizagem criativa, o desenvolvimento da inteligência integral e expansão de habilidades, incluindo-se a intuição, o imaginário, a sensibilidade e o corpo no processo de receber e transmitir conhecimentos;
- Amplia o potencial humano com a vivência da arte, do lúdico, do belo, do prazer, da alegria e da conexão com o sagrado;
- Desperta a leveza, a alegria, a beleza, a paz, a serenidade, o amor que existe dentro de cada um;
- Proporciona o trabalho em grupo sem que as pessoas percam a sua individualidade;
- Desenvolve o apoio mútuo, a integração, a comunhão e a cooperação;
- Favorece o autoconhecimento e auto-cura;
- Incentiva o indivíduo a expressar o que ele tem de melhor dentro de si;
- Traz musicalidade e ritmo para a vida diária;
- Combate o stress e a depressão

Músicas:

Não existe um padrão de musica para que seja dançada a dança circular. Um bom exemplo disso, é que algumas músicas do nosso folclore são usadas na terapia. Ou músicas instrumentais. O que diferencia, é a coreografia aplicada, e a finalidade da mesma.
 
Fontes:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gostou? Então deixe um comentário.