terça-feira, 20 de julho de 2010

A bruxa, o caldeirão e a cozinha


Bom, seguindo o ditado bruxesco, dizem que toda bruxa gosta de cozinhar. Não duvido, mas em alguns casos...Bem vou contar minha história, ou um pouco dela.

Eu sempre gostei de assuntos relacionados a magia, ocultismo e tal. Tive meu primeiro jogo de tarot aos 16. Um pouco tarde em relação a outras bruxas, é verdade. Mas foi tão, mas tão especial!!! Bem, seguindo...Sempre fui uma ratinha de biblioteca e lia muito, muito mesmo...Quem não lembra da série Vagalume!!! Noooossa. Pois bem, eu lia. E me lembro de um cujo título era "A maldição do tesouro do faraó". Adorei, foi a partir desse livro que descobri Hórus, e me apaixonei. O deus lua da mitologia egípcia, junto com Thot.
E ainda falando em livros, tenho certeza que alguém já leu ou ouviu alguém falar sobre os livros da Marriom Zimmer Bradley. Especificamente, As brumas de Avalon. Que é maravilhosoooooo!!! É começar a ler, e você viaja até o período em que ela aconteceu...Nada mais existia prá mim! Bom,  foi bom, relembrar. Mas, o assunto é outro. Vamos sair das bibliotecas e ir para a cozinha.

Voltando...Como sabemos toda mulher tem um pouco de bruxa, e eu só fui assumir esse meu lado somente em 2007. A questão pública mesmo, por que antes eu fazia meus feitiços, via as cartas, sempre envolta com muito incenso e vela...Hummmmm. Pois bem, somente em 2007 vim despertar. E descobri que além de todo o cotidiano de uma bruxa, como ler tarot, ver cristais, trabalhar, estudar, estudar...eu também podia cozinhar. E olha que eu nunca fui uma expert no assunto.
Acontece que em meio aos rituais, caldeirão, velas...descobri que a cozinha é um excelente laboratório de bruxa. Resolvi entrar nesse universo, e tô adorando desde então!!!


No início, prá não comprometer a integridade física dos meus familiares (rsrsrssr), comecei com o básico: Saladas e sucos. E somente depois de um período de experiencia, pude avançar para o estágio básico II: Arroz e feijão. E hoje faço um macarrão que todos adoram. Isso me faz tão feliz. Vi o progresso que alcancei. E resolvi avançar. Hoje me encontro no estágio das sobremesas. E meu bolo de banana com canela é um sucesso! Fiz a primeira vez sabath de Mabon. E todos adoraram. Depois coloco a receita.

Eu a cada dia gosto mais de ficar na cozinha, fazendo coisas simples, conversando com minha mãe, tomando chá, organizando alguma coisa...A prática da bruxaria me fez ver muitas coisas, dentre elas que nós mulheres podemos ser livres e ser donas de casa ao mesmo tempo. Não é fácil, mas é possível. Sem ser escravas do fogão.

Mecher a comida, mandar vibrações positivas para a comida enquanto o fogo a aquece, e transforma o que antes era sólido em algo comestível, ver a fumaça subir, o aroma encantar a todos que estão ao redor. Seu útero próximo a panela, recebendo aquele calorsinho gostoso...Agora entendo mais que nunca quando minha mãe dizia que a comida deve ser feita com amor, (nada a ver com a propagando do Sazon). Aposto que a minha mãe como a sua prepara as nossas refeições enviando boas vibrações, e muito, muito amor...O que não deixa de ser parecido com o nosso processo em relação ao caldeirão e nossas magias. Pedimos a grande mãe que nos auxilie na transformação, e colocamos ali, na representação de seu útero. Todo o nosso calor, e concentração. Em prol da realização do nosso desejo.

Então, sugiro que você se redescubra na cozinha, faça como eu, vá de estágios em estágios...Sem pressa, aproveitando e curtindo cada experiencia. E uma idéia legal, seria montar um caderininho de receitas. Sem se preocupar se elas são suas. Elas podem ser da sua mãe, ou da sua vó. Você pode tomá-las emprestadas sem problemas. E depois, nada impede que você crie as suas com base nas que pegou delas. O que importa é a experiência. E garanto, você vai fazer o mesmo questionamento que eu fiz: Por que não tentei antes? E ainda acumular várias páginas de relatos no seu grimório de cozinha!

Então, para evitar essas perguntas, comece! arregace as mangas, colher de pau nas mãos e vamos lá.

Ah, boa sorte!
Por ametista

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gostou? Então deixe um comentário.