É comum falarmos de arquétipos, e onde eles podem nos ajudar. Quando falamos disso, nos interamos da questão que precisamos desenvolver e aprender e nos apegamos aos arquétipos, estudamos, entendemos, vivemos e aprendemos... Essa semana li um artigo bem interessante sobre a orixá Nanã. Que no sincretismo, é Santa Ana. A avó de Jesus. Estudar o sagrado feminino e observar essa vivência na umbanda me deu a oportunidade de entender a manifestação do feminino, e sua capacidade geradora em tudo.
Na umbanda temos entidades femininas importantes que chamamos de iabás. Que é originado do idioma iorubá (nativo da Africa). Que são elas: Yemanjá, Nanã, Oyá, Oxum, Obá, entre outras. Essas entidades regem o princípio feminino de cada casa. E quando uma médium tem em seu caminho espiritual a possibilidade de incorporar uma delas, é o marco para o desenvolvimento.
Temos as três faces da deusa, as três fases da mulher. Oxum vem primeiro. Oxum, a bela moça. Estimulando a fertilidade e a sexualidade. O despertar.
Yemanjá, a grande mãe geradora. que doou seu corpo para gerar e amamentar seus filhos. Ela é conhecida como a mãe de todos os orixás. E Nanã, a anciã que representa a sabedoria da mulher madura. A menopausa.
Oyá, o tempo. Que rege tudo, que acalma, apazigua os medos...A vivência.
Eu como filha de Yemanjá, posso dizer que sou sempre maternal com os que me cercam. E preciso aprender a ser mais aberta com relação a isso. Cada mulher desenvolve um arquétipo. Ou mais de um. Isso tudo é aprendizado.
Yemanjá é um dos orixás mais conhecidos, respeitados e amados pelo mundo. E seu dia comemorado em vários lugares. São muitos motivos de devoção. O meu é pelo amor e pelo carinho que eu sei que ela tem por mim. E posso dizer que sinto toda essa proteção e carinho todos os dias.
Abri e abro o meu coração para que a deusa atue nele diariamente. Me mostrando o caminho, me direcionando para o que preciso aprender e vivenciar. É um depósito de confiança, um descobrir e despertar diário. Façamos juntas então.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Gostou? Então deixe um comentário.