quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Mandalas e números - Parte 3

Com um pouco de atraso, é verdade! Posto agora a terceira e última parte do conteúdo sobre mandalas. E dessa vez vamos falar sobre os números e suas vibrações em mandalas.

Quando falamos de numerologia, falamos de algo 100% presente em nossa vida. Sim. Por mais que você não use e aplique os conceitos da numerologia, eles estão lá. Acredite.

Sabia que tem gente que muda determinada letra do nome justamente para auxiliar na vibração desse? Se tornando fácil de pronunciar, ou ainda pelo simples fato da soma dos números resultar em numero de boa vibração. Bem, o nome artístico pode ate ser mudado, mas a vibração da numerologia do seu nascimento, certamente não será. Essa ninguém muda.

Se falarmos de números certamente iremos esquecer (pelo menos um pouco), as mandalas. Não por que elas são menos interessantes. Mas sim por que o assunto numerologia é tão extenso e vibrante. Que certamente nem notaríamos o tempo passar ao abordarmos esse assunto. Só uma previa da importância...

Sabia que podemos colocar um numero adicional ao numero de nossa casa para alterar a vibração? Não? Podemos sim. Escrevemos em um pedaço de papel o numero que somado ao numero original atrairá a vibração necessária para a nossa casa e conseqüentemente para as pessoas que a habitam. Podemos fazer isso com placas de veículos também. Usando o exemplo da casa pra entender melhor. Caso o numero de sua casa seja 728, a soma desses números resulta em 17=8. De acordo com a numerologia o numero oito representa o infinito, e também o numero da matéria, e simboliza também poder. Portanto, a vibração é de prosperidade e equilíbrio assim como o símbolo do infinito, que permanece o mesmo girando em qualquer grau de posição. Agora em relação à numerologia pessoal, significaria que a pessoa cuja vibração numerológica tenha esse número, precisa aprender a lidar com os aspectos materiais. Encontrar o equilíbrio.

Há alguns meses vivia sonhando com vassouras, eram vários sonhos... Sempre com mais de uma, em um dos sonhos vi 07. Bom, tentando realizar uma interpretação... O numero sete simboliza a manifestação do divino, a evolução espiritual. A vassoura nesse contexto (e um pouco no contexto mágico) significa a limpeza astral ou física. Dessa forma, a interpretação do meu sonho poderia ser algo como o caminho sendo preparado e limpo para algo maior no sentido espiritual. O inicio do caminho evolutivo. A preparação. Anotei o sonho do meu livro das sombras, e como sempre estou lendo ele, e anotando algo, lembrei do sonho e resolvi colocar aqui para exemplo... Por isso e importante o uso do grimório, o cérebro sempre nos prega peças... E o sonho realmente foi válido.

Outro fator importante que você certamente deve ter notado, é que sempre em rituais, ou feitiços, a vibração de um determinado numero é solicitada através da quantidade de ervas, velas, incensos, moedas, cristais, flores, folhas, etc. Ou seja, embora quando adolescentes odiássemos o ditado. O fato é que aquele nosso professor de matemática que sempre dizia... A matemática é linda... A matemática é tudo. Ele estava certo! (risos).

Viu só, me empolguei...
Vamos falar sobre os números e sua simbologia nas mandalas.

Zero – a eternidade, o “não ser”; oposto e reflexo da unidade representa tudo que existe em estado latente e potencial.
Um – o princípio ativo, o Sol ou a primeira manifestação da energia criadora. Representa também a unidade espiritual.
Dois – o pólo feminino (a Divina Mãe) em contraste com o número um (o Divino Pai).
Três – a síntese espiritual, representando a tríade divina no processo de sua manifestação.
Quatro – símbolo da terra, da situação humana, dos quatro elementos da natureza, das quatro estações do ano e dos quatro pontos cardeais. Cura.
Cinco – o número do homem, o quinto elemento agindo sobre os quatro elementos da matéria.
Seis – o equilíbrio, a união do espírito e da matéria; a união dos triângulos positivo e negativo, formando a estrela de seis pontas.
Sete – o número da ordem perfeita, resultado da união do ternário (espiritual) e do quaternário (material). Manifestação do divino, espiritualidade.
Oito – símbolo do Logos ou do poder criativo universal e do equilíbrio dinâmico entre as duas forças opostas (masculina e feminina).
Nove – o número simbólico da humanidade e o número-raiz do presente estado de evolução humana. A realização.
Dez – o retorno à unidade e, ao mesmo tempo, a união final e o recomeço. É a totalidade do universo.
Onze – símbolo da transição, de excesso e de perigo.
Doze – símbolo da ordem cósmica e da salvação.
Treze – morte e renascimento, mudança e retomada após o final.

Ao aplicar a simbologia dos números na mandala, você junta os significados para chegar ao modelo ideal. Exemplo: Numa mandala que tenha a flor lótus, você poderá circular a mandala com essa flor. Ou simplesmente colocá-la no centro e circular a mandala com figuras geométricas triangulares. A “expressão” dessa mandala será totalmente espiritual. Você também poderá colocar a cor lilás e azul em sua composição, lembrando que a forma de pintar é leve, sem carregar o braço.

Quando pinto minhas mandalas, me desligo do mundo literalmente, coloco uma musica suave acendo uma vela ou incenso. E simplesmente deixo vir a inspiração. Uma vez apenas fiz cálculos para colocar as formas geométricas nos espaços corretos. No mais, deixo seguir livremente. É uma dica.

Uma consideração importante a respeito das mandalas é que você pode trabalhar com a vibração das cores, formas e números. Assim como com elementos da natureza. O fogo. Simplificando: Numa mandala de cura, por exemplo, após a confecção da mandala você pode acender velas em cima de cor verde. Pode ser que a vela queime parte do papel, ou não. Queimando ou não parte do papel você poderá fazer o seguinte: Após as velas terminarem de queimar, junte tudo do centro da mandala. Faca seus pedidos, e vá dobrando o papel, e a cada dobra, afirme o que deseja ser curado, vá colocando suas intenções e dobre ate o final. Deixe um embrulho bem pequeno. Feito isso, você poderá amarrar com uma fita de cetim verde (pode ser aquelas fininhas), e enterrar na terra. Como é um pedido de cura, é importante que não seja enterrada em seu jardim. Ou ainda, você poderá enterrar na natureza o que sobrou das velas, queimar a mandala no fogo sagrado e soprar as cinzas ao vento. Terá o mesmo efeito.

Em geral, quando trabalhamos com mandalas confeccionadas com objetos naturais, usamos uma base. Pode ser um prato, um azulejo, ou até mesmo uma base de madeira redonda (que você encontra em lojas que vendem caixinhas para artesanato). Quando for se desfazer de sua mandala, sugiro que cave um buraco na terra do mesmo tamanho da mandala, e disponha as folhas, madeiras, e afins da mesma maneira que estava na base. Assim a energia da mandala continuará vibrando em conjunto com a terra. Para fazer esse procedimento você estará trabalhando com uma mandala relacionada a saúde, ou prosperidade. Quer mais poder?

Bem, terminamos então nosso mini curso de confecção de mandalas. E fechando com chave de ouro, disponibilizei um arquivo com algumas mandalas pra você colorir. Não consegui colocar uma de cada relacionada às formas geométricas ou aos números, mas tem uma boa quantia prá começar.

Arrisquem desenhar, sei que conseguirão. É sempre melhor, pois a mandala terá a sua vibração.

Bom, conforme o prometido, coloco abaixo o link das três partes do documento. E também o link para as mandalas para colorir.


Espero que tenham gostado, e agora consigam compreender um pouco mais do universo mágico das mandalas.

Beijinhos...

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gostou? Então deixe um comentário.