quarta-feira, 17 de março de 2010

Mabon.

Ocorre no 1º dia de outono no hemisfério norte. E em 20 de março no hemisfério sul.
Em 2010 às 08:44. No horário de Brasília
Segundo Festival da Colheita e a época de celebrar o término da colheita dos grãos que começou em Lammas. Também é a época de agradecer, meditar e fazer uma introspecção.
Podemos dizer que é a celebração da descida da Deusa Perséfone ao submundo.
Segundo a lenda, Perséfone estava colhendo flores, e Hades vendo-a ficou tão encantado com sua beleza que subiu a terra em sua carroça e a levou para o submundo. Deméter extremamente triste com o ocorrido, corre o mundo em busca da única filha sua que levaram embora. Sendo deusa da colheita, enquanto chorava a perda da filha, Deméter se esqueceu das colheitas e o mundo foi ficando cada vez mais seco e sem vida. Até que Zeus se compadecendo da sua dor de mãe resolve intervir no caso. Porém, já era tarde. Perséfone se alimentara no submundo com sementes de romã. Desse modo, a volta de Perséfone a terra seria impossível. O impasse então ficou resolvido da seguinte forma: Perséfone passaria 06 meses com sua mãe Deméter, e 06 meses com seu marido no submundo.
Primavera e Outono.

Os alimentos pagãos tradicionais do Sabbat do Equinócio do Outono são os produtos do milho e do trigo, pães, nozes, vegetais, maçãs, raízes (cenouras, cebolas, batatas, etc.), cidra e romãs (para abençoar a jornada de Perséfone ao tenebroso reino do Submundo).

Incensos: benjoim, mirra, sálvia, flor do maracujá e papoulas vermelhas.

Cores das velas: marrom, verde, laranja, amarela.

Pedras preciosas sagradas: cornalina, lapis-lazuli, safira, ágata amarela.

Ervas ritualísticas tradicionais: bolota, áster, benjoim, fetos, madressilva, malmequer, plantas de sumo leitoso, mirra, folhas do carvalho, flor do maracujá, pinho, rosas, salva, selo-de-salomão e cardo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gostou? Então deixe um comentário.