domingo, 7 de março de 2010

Dias da semana.

A magia de cada dia....

Na magia sabemos que cada dia da semana tem um planeta regente, e que portanto esse nos auxilia em determinados trabalhos de magia. Como por exemplo sexta-feira. É o dia de Vênus, portanto os trabalhos de magia relacionados ao amor ganham mais força nesse dia. Abaixo segue os dias da semana e seus respectivos regentes:



  • Segunda: Lua
  • Terça: Marte
  • Quarta: Mercúrio
  • Quinta: Júpiter
  • Sexta: Venus
  • Sábado: Saturno
  • Domingo: Sol
 No mundo dos orixás não deixa de ser diferente. Não é que tenhamos um regendo o dia da semana, mas temos o dia dedicado a um determinado orixá. Vamos continuar usando a sexta como exemplo. Na umbanda, sexta feira é o dia de Oxalá, Orixá maior regente de todos. É jesus no sincretismo.



Portanto, na sexta feira é dia de branco. Dia de paz, de parar e pensar na semana, um momento de reflexão. Há contos que dizem que o dia a sexta passou a ser o dia do branco devido ao fato de antigamente os mouros usarem essa cor, e se dirigirem às mesquitas para suas orações.


Então, cada orixá tem um dia prá ser comemorado na semana, e ainda as datas de sua festa. Então na semana, é válido acender uma vela, um incenso e pedir a determinado orixá força e paz nos caminhos para que a luz de aruanda sempre esteja presente a nos guiar e nos passar os ensinamentos sagrados.



SEGUNDA – FEIRA * Exu, Pomba Gira, Obaliuaie, Omulu, Pretos Velhos (Iorumá) e almas aflitas

TERÇA – FEIRA * Ogum, Boiadeiros e Baianos
QUARTA – FEIRA * Xangô e Iansâ
QUINTA – FEIRA * Oxossi, Caboclos e Caboclas
SEXTA – FEIRA * Oxalá, Almas Santas e Linha da Oriente liderada por São João Batista
SÁBADO * Iemanjá, Oxum, Nanã Buruke, Ondinas, Sereias, Caboclas, Iaras e Marinheiros
DOMINGO * Iori (Cosme e Damião), Crianças e Ibejadas



Salve o povo de aruanda!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gostou? Então deixe um comentário.