quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Lições do filme: Marley & Eu

Penso que sempre podemos aprender lições importantes com os filmes que assistimos. E se tem uma coisa que possa dizer sobre o filme Marley & Eu é que além de fofíssimooooo!!!! Ele nos ensina algo maior além do amor dos cães por nós humanos. Ele demonstra também como podemos levar a vida de uma maneira bacana e única. Por mais que ela não seja como imaginávamos...

Bem, creio que já devo ter comentado aqui que minha formação é em administração de empresas. E se tem uma coisa que todo administrador de empresas deve aprender uma regra bem básica para gerir uma empresa com sucesso. É o PODC - Planejar, organizar, dirigir e controlar. Pois bem, o que não pode ser confundindo com os assuntos da vida pessoal, e confesso que muitas vezes ocorrem, (principalmente comigo). No filme, o personagem da Jenifer Aniston vive uma jornalista que tem tudo o que deseja planejado e anotado na sua agenda. Ela vive com a agenda em mãos checando o que de fato se realizou. Ela planejou tudo: A noite do casamento, o lugar onde morariam, quando teriam o primeiro filho, onde trabalharia e tudo o mais... Com a personagem, o planejamento vai dando certo, até uma hora que ela percebeu que deveria simplesmente deixar as coisas fluirem...
Bem, não sou contra planejar, mesmo por que é uma boa maneira de prever problemas e até mesmo de corrigir se for o caso. Mas acontece que em assuntos da vida, nem sempre podemos mandar. Eu explico melhor...
Sabemos que o que colocamos no papel e projetamos, tem mais força e poder de realização. Mas também sabemos que podem haver contratempos, e é nessa parte que as coisas vem abaixo. E podem tomar proporções desastrosas, (pelo menos para alguns é visto dessa forma). E a gente tende a esquecer das leis cármicas nessas horas também.
No filme, a personagem começa a viver a vida de casada e nota que tudo sai diferente do seu planejamento quando tem o segundo filho, ela se vê em volta ao fato de ter que mudar de casa de uma hora prá outra, de ter que deixar de trabalhar, dar uma força pro seu marido que está querendo mudar de trabalho, enfim, vários acontecimentos de uma só vez...
Em dado momento numa das conversas dela com o marido ela diz o que pensa sobre ele, quando fala que ele nunca está contente. Está sempre querendo mais e mais. E que isso começa a incomodá-la. E ele rebate dizendo que as coisas estavam diferentes prá ela também, pois não tinha saído como ela tinha planejado. Ela não deixou prá lá, disse simplesmente: Sim. Não sairam como planejei. Sairam melhores do que eu pensei!
Vou citar alguns sentimentos que ficaram claros prá mim nessa conversa dos personagens, e que servem de lição também.
Busque mais a aceitação: Às vezes precisamos passar por situações que fogem totalmente do nosso controle, do nosso querer. No entanto, essas situações mais cedo ou mais tarde alcançam nossa compreensão, e vemos que de fato aquele momento era necessário para o nosso aprendizado. É aquele velho ditado: "Deus escreve certo por linhas tortas". Então ficar reclamando, se lamentando com isso não vai atenuar sua experiência. E ficar com o pensamento livre e o mais positivo possível; irá te ajudar a passar dessa fase de uma maneira mais leve.
Tenha humildade: É bem parecido com o sentimento anterior... Temos o que merecemos ter. Não existem pessoas menos ou mais favorecidas pela vida. Existem pessoas que precisam aprender algumas coisas antes de conseguirem seu lugar ao sol. Acho essa uma das coisas mais difíceis de se fazer. Mas é possível. E o meu aconselhamento é ter perseverança.
Controle sua expectativa: Deixa eu voltar um pouquinho prás minhas aulas de ADM. E uma coisa que eu aprendi sobre a expectativa, é que ela dificilmente será atendida por completo. Isso mesmo! O que as empresas mais lutam é para que ela chegue no mínimo perto do que o cliente projetou. O que eu quero dizer com isso é que quanto mais expectativa você colocar em relação a algo na sua vida, esse algo não vai chegar perto do que você projetou. Eu sei que dificilmente não teremos esse sentimento em relação a algo que desejamos... Pode ser uma calça jeans, um perfume cobiçado, um relacionamento esperado, um emprego novo, uma viagem, e mais outro tanto de coisas. Mas manter a expectativa dentro do "normal" nos ajuda e muito. Confesso que tentei arduamente por algumas situações manter esse controle, e não consegui. Mas teve um acontecimento recente que me permitiu esse "controle". E confesso que foi bem mais tranquilo. 
Agora, eu sinceramente não tenho dúvidas de que o Marley ajudou bastante nesse crescimento. Afinal cachorro é tudo de bom! 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gostou? Então deixe um comentário.