quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Tratamento homeopático ou fitoterápico?

HOMEOPATIA
Baseada no “princípio dos semelhantes” – ou seja, todo medicamento que produz determinados sintomas também é capaz de curar manifestações parecidas causadas por doenças –, a homeopatia se tornou um dos métodos terapêuticos naturais mais conhecidos atualmente.De origem grega, o termo vem da junção das palavras homoios (semelhante) e pathos (dor ou sofrimento). Foi criado pelo médico alemão Samuel Hahnemann (1775–1843) depois que ele começou a traduzir obras médicas antigas que o levaram a realizar experiências com medicamentos naturais – os quais, por sinal, testava em si mesmo.

O processo de preparação da medicação homeopática se dá pela diluição da substância vegetal que, em seguida, é dinamizada, para que se consiga extrair desta a energia vital e, com ela, suas qualidades superiores de cura.

De acordo com o dr. Alexander Jorge Saliba – clínico geral e pediatra com título de especialista em homeopatia –, essa técnica terapêutica pode devolver aos indivíduos a capacidade de perceber o que estão fazendo a si mesmos para, com isto, cessar o círculo vicioso do retorno negativo. “A grande vantagem da homeopatia”, diz o médico, “é que ela irá incentivar o organismo a produzir reações que vão parar com o processo de doença e, assim, a normalidade terminará por vencer a anormalidade das enfermidades”.

Segundo ele, a homeopatia é um dos métodos mais eficientes para se tratar problemas do cotidiano como as dores de cabeça, estresse, insônia ou dores musculares, pois eles nada mais são do que o resultado da enorme pressão que nós mesmos exercemos sobre o organismo como um todo. “Há muito o ser humano ultrapassou a capacidade aceitável de gerenciar tantos problemas e tantas situações angustiantes e desgastantes”, ele declara. 


FITOTERAPIA


Proveniente dos vocábulos gregos therapeia, que significa “tratamento”, e phyton, “vegetal”, a fitoterapia é uma técnica que utiliza o extrato de algumas plantas para tratar doenças e auxiliar na recuperação dos pacientes.


    Totalmente natural, esse processo terapêutico ocorre porque as ervas tidas como medicinais contêm boa parte dos micronutrientes que são encontrados nos alimentos, como as vitaminas e os sais minerais, fazendo com que o corpo reaja de maneira satisfatória à sua utilização e, assim, fique mais saudável. Além disso, as plantas e ervas também possuem substâncias chamadas fitonutrientes, que auxiliam no fortalecimento de nossa saúde.



Os dois tratamentos são a base de plantas e ervas medicinais. No entanto, os tratamentos homeopáticos são usados para estimular a capacidade de cura do organismo. E os fitoterápicos também. No entanto, com a concentração do composto de erva em maior quantidade do que o que aplica a homeopatia.


Lembrando, antes de optar por algum. Você deve procurar um especialista.


Fonte: Revista sexto sentido

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gostou? Então deixe um comentário.