terça-feira, 29 de junho de 2010

Oráculos


Ao contrário do que pensamos, oráculo não seria o meio pelo qual obtemos orientações e previsões futuras, ou a cerca de algo que nos incomoda. Ou algo que desejamos saber. Oráculo de acordo com a definição seria:  "Resposta da divindade, local de consulta ou divindade consultada".

Portanto, o que algumas pessoas conhecem como oráculo por exemplo: Runas, tarot, cafeomancia, quiromancia, pedras etc. Seriam apenas o intermédio. O caminho para que a divindade se expresse.

Falando sobre oráculos, podemos citar dois que são lembrados por sua importância:

Delphos & Oráculo de Júpiter.

Delphos: Era também conhecido como oráculo de Aplo, era o local mais sagrado da ilha de Parnaso. Pessoas de toda a Grécia iam ao local para receber orientações das sacerdotisas de Apolo, também eram conhecidas como Ptonísias. Após um momento de preparação, (inalação de ervas) elas sentavam em um tripé (banco de três pernar). Elas profetizavam as informações aos consulentes.


Oráculo de Júpiter: Era mais antigo que o de Delphos, e se localizava em Dódona. Era dedicado a Zeus, e ao contrário de delphos, o sacerdósio era exercido por homens, que andavam descalços e dormiam no chão.

Lendo histórias vemos que não só os gregos, egípcios e mesopotâmios acreditavam na expressão das divindades através dos oráculos. Os judeus também acreditavam que Deus ou javeh falava com eles usando a voz de seus profetas. E dentre os mais famosos podemos citar, Moisés, Josué, Paulo de Tarso, José e tantos outros. E iam constantemente aos templos em busca do conhecimento e de respostas. Mas se analisarmos pela definição da palavra. Essa maneira de entender não seria definido como oráculo, e sim como profecia. Que seria revelada de deus, ao homem.

Esse artigo foi apenas uma breve introdução ao tema, nos próximos iremos falar sobre os meios de conexão com a divindade através dos oráculos. Falaremos então de tarot, runas, cristais, quiromancia e outros. Estudaremos as origens e uso através dos tempos.

Abençoados sejam!

Postado por Ametista

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gostou? Então deixe um comentário.