sábado, 26 de junho de 2010

Xamanismo


Ao falarmos de xamanismo logo nos vem a imagem de um velho e sábio índio, que usa seus conhecimentos mágicos para manter sua tribo saudável e em sintonia com os poderes da mãe terra. O que não deixa de estar certo, porém com uma pequena adição.
Embora saibamos que não só os índios praticam essa magia, foram eles que a tornaram conhecida.
Xamanismo pode ser definido como um conjunto de práticas antigas que visam o auto-conhecimento e a sintonia com os poderes da natureza, através da meditação e de conhecimentos ancestrais.
As origens do xamanismo em certo são desconhecidas, mas estudos indicam que foi na era da pedra, quando o homem passou a ter conhecimento de práticas religiosas.
O xamanismo atualmente é praticado por diversas, e em algumas delas encontra suas similaridades como por exemplo os esquimós, índios da américa do norte e do sul, Oceania, Austrália, Sudeste asiático, India e China.
A prática consiste em entender o ser humano, o modo como interage com ele, com a natureza e com o povo que o cerca. O xamanismo pode ser considerado como religião, no entanto, não tem um conjunto de práticas e regras, ou até mesmo algum mestre superior em que o praticante se espelha. Mas tem suas alterações de acordo com as mudanças culturais e locais.

O xamã, é uma pessoa de poder e dominância na sociedade, mas não é considerada como santo. Ele tem apenas o conhecimento que os outros não tem, e que o conquistou pelos estudos e dedicação. E por isso merece o respeito. O xamã através do conhecimento que tem, entende a dinâmica da cura da terra, e seu ciclo.

"O xamanismo aparece como um reflexo de um Grande Espírito que pode ter vários nomes. É honrado o Criador e todas as suas criaturas, sejam pedras, animais, aves, plantas, peixes, insetos, águas, ventos e outras manifestações da natureza que compartilhamos a existência nesta vida. Essa consciência, esse alinhamento com as forças da natureza, transforma-se em poder de cura e expande habilidades psíquicas através da reconexão com a vida, com o Sagrado, com o mistério da Criação.

O foco das práticas do xamanismo centra-se nos ritmos cíclicos da natureza: nascimento, morte e renascimento, a complementaridade masculino e feminino, o contato pessoal individual com ambiente imediato da terra, com as forças da terra do sol, da lua e das estrelas. Um verdadeiro xamã enfrentou suas sombras e venceu seus medos da insanidade, solidão, orgulho, vaidade, vícios, doença, ao passar por mortes em vida. Depois disso, escolhe tornar-se curador curado, auxiliador, visionário, à serviço das pessoas".


Animais de poder no Xamanismo

O animal de poder auxilia o xamã no seu caminho e na sua descoberta.
  • Criaturas aquáticas, anfíbios = elemento água

  • Répteis = elemento terra
  • Pássaros = elemento ar
  • Mamíferos = elemento fogo
Os animais da água são freqüentemente, os guardiões de nossos sonhos, guardam conhecimentos e facilitam projeções astrais. Os anfíbios nos ensinam a refletirmos para aprendermos a usar as emoções ( água) construtivamente ( terra).

O Reino dos pássaros é o ar que interliga o Paraíso com a Terra.São os pássaros que se movem entre ambos. Fazem o caminho entre a espiritualidade e a matéria. O ar em movimento é o vento que simboliza a o movimento e a capacidade de voar, nas asas da inspiração, intuição e criatividade.
Os insetos reúnem habilidades para voar, espalhar, a adaptabilidade, a armadura, a reprodução, organização, fertilização, etc. A aranha entre os nativos americanos é ao mesmo tempo Avó e Criador, que criam novas energias dentro da existência.
Os répteis são os guardiões dos registros da Terra, ensinam a capacidade de sobrevivência.


adaptado por Ametista

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gostou? Então deixe um comentário.