sábado, 5 de junho de 2010

A lenda do Caldeirão de Cerridwen


A deusa Cerridwen era a grande anciã de Gales. Era associada à lua, ao caldeirão mágico e aos grãos. Todos os verdadeiros bardos celtas dizem ter dela nascido. De fato, os Bardos se denominavam Cerddorion (filhos de Cerridwen). Diz-se que beber de seu caldeirão mágico confere a maior inspiração e talento apoetas e músicos. A jornada ao caldeirão era parte da iniciação de um bardo, e era uma jornada perigosa, como pode ser visto na lenda de Taliesin.
Taliesin inicia sua vida como Gwion Bach. Ainda enquanto jovem Gwion vagava pelo norte de Gales e subitamente, ele se viu no fundo do lago balam onde viviam o gigante Tegid e sua esposa Cerridwen. Adeusa possuia dois filhos, um garoto e uma garota. A garota era muito bela, mas o menino era muito feio.

A deusa estava preparando uma poção para dar a seu filho para que ele se tornasse um homem sábio. Então ela pediu a Gwion que lhe ajudasse a mecher a poção. E ele a ajudou por 01 ano e um dia até que da poção restassem apenas 03 gotas. Porém o líquido quente pulou em sua mão, e ele instintivamente levou o dedo a boca. Só ai pôde perceber o erro que havia cometido, e fugiu!
Furiosa, a deusa saiu em seu encalço, e na tentativa desesperada de escapar de sua fúria, Gwion se transformou em diversos animais. E a deusa continuava seguindo e se transformando também...e foi durante muito tempo até que a deusa o capturou e o devorou, pois Gwion se transformara em um grão de milho.
Nove meses depois, a deusa deu a luz a um menino, no entanto o lançou ao mar dentro de um barquinho.
Elphin, filho de um rico proprietário de terras o viu e salvou o bebê. Ele lhe deu o nome de Taliesin que significa semblante radiante. A criança cresceu, e reteve toda sabedoria e conhecimento da poção, e se tornou um talentoso e importante bardo.

Fonte:
Texto extraído do "livro mágico da lua"
D.J Conway

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gostou? Então deixe um comentário.