quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

2011 O ano das florestas


Olá!!!! É bom estar de volta...Eu sei, eu sei, estou ainda devendo algumas postagens é verdade. Mas elas estão sendo preparadas quanto a isso não se preocupem.

Bem, quem tem blog, sempre está dando uma olhada nos outros blogs para se informar, ou mesmo saber de coisas legais...E eu sempre que vejo algum artigo interessante e sei que meus leitores vão gostar do assunto, eu coloco aqui. Claro que sempre menciono a fonte de onde "tirei" o texto.

Bem, em uma das consultas aos blogs que sigo, vi no blog "Mulher verde". Um artigo que fala que 2011 foi decretado pela ONU - Organização das Nações Unidas - o ano mundial das florestas.  Nada mais coerente como o momento. Onde todos estão vendo os resultados de ações impensadas e seus reflexos na natureza. A prova disso são as enchentes que não somente ocorrem no Brasil, mas em todo o mundo. É algo descontrolado. E nem adianta fugir. É tudo nossa culpa!!!! É chegada a hora em que precisamos tomar a consciência da preservação dos recursos naturais e colocar em prática as ações. Embora eu acredite que não precisamos criar uma data comemorativa e especial para tal ação. Mas concordo que com essa ação, a situação fica mais claras para algumas pessoas; principalmente aquelas que ainda não entenderam a gravidade do assunto. Acho que não caiu a ficha que as plantas absorvem parte do carbono "jogado" na atmosfera e que elas nos ajudam na limpeza do ar...Mas tudo bem. Tenhamos fé que os humanos entendam isso...tenhamos fé.

Texto tirado do site mundo sustentável:

Segundo dados do Pnuma – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, as florestas representam 31% da cobertura terrestre do planeta, servindo de abrigo para 300 milhões de pessoas de todo o mundo e, ainda, garantindo, de forma direta, a sobrevivência de 1,6 bilhões de seres humanos e 80% da biodiversidade terrestre. Em pé, as florestas são capazes de movimentar cerca de $ 327 bilhões todos os anos, mas infelizmente as atividades que se baseiam na derrubada das matas ainda são bastante comuns em todo o mundo.

Para sensibilizar a sociedade para a importância da preservação das florestas para a garantia da vida no planeta, a ONU – Organização das Nações Unidas declarou que 2011 será, oficialmente, o Ano Internacional das Florestas.

A ideia é promover durante os próximos 12 meses ações que incentivem a conservação e a gestão sustentável de todos os tipos de floresta do planeta, mostrando a todos que a exploração das matas sem um manejo sustentável pode causar uma série de prejuízos para o planeta. Entre eles:

– a perda da biodiversidade;
– o agravamento das mudanças climáticas;
– o incentivo a atividades econômicas ilegais, como a caça de animais;
– o estímulo a assentamentos clandestinos e
– a ameaça à própria vida humana.

Para saber a respeito dos eventos que serão realizados durante 2011, em homenagem ao Ano Internacional das Florestas, acesse o site oficial da iniciativa. No portal, ainda é possível divulgar as ações que você pretende promover nos próximos 12 meses em homenagem à causa.

Vamos fazer nossa parte! Acesse o link e veja os eventos durante todo o ano de 2011. O Brasil será representado pelo Estado da Bahia, e os eventos ocorrerão entre os dias 26/06 a 01/07.
 
De 26/06 a 01/07
Tree Biotechnology* 2011 - A partir de genomas para a integração e entrega
IUFRO **
Bahia, Brasil

* Árvore Biotecnologia
** International Union of Forest Research Organizations

Então chame os amigos e parentes, divulge, plante árvores e cuide das já plantadas. Frases prontas às vezes são piegas mas aquela que diz: De grão em grão a galinha enche o papo, se aplica perfeitamente nesse caso. Se todos, eu disse TODOS fizerem sua parte. Certamente mudaremos muita coisa que precisa ser mudada...

AbraçosFontes:


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gostou? Então deixe um comentário.