sábado, 8 de maio de 2010

Deuses, elementos da natureza e suas correspondências

Pathernon
Na bruxaria natural temos os elementos e elementais sempre presentes e invocados nos rituais de magia, consagração e celebração. Na wicca e nas demais tradições, é a mesma coisa. Se na semana temos o dia de cada deus, e sua correspondência. Por que não atribuir  a cada elemento uma deidade, e a energia que ela transmite.

Água: Feminino, limpeza e cura. Corresponde ao Oeste. Ligado às emoções, o subconsciente, o outro mundo. Uma transformação assim como o fogo, porém, mais devagar.
Deuses: Afrodite e  Netuno.

  • Afrodite: o fato de Afrodite ter sido ligada a esse elemento, não significa ser exatamente pelo seu nascimento Afrodite - nascida das espumas). Mas sim pelo fato de ser a deusa das emoções. E mesmo não sendo uma deusa de temperamento agressivo, é considerada uma das mais poderosas, pois com seus encantos e artifícios, consegue seduzir os deuses de acordo com suas vontades.
  • Netuno: Impulsivo e tempestivo. O deus do mar e das riqueza submersas, seria o aspecto masculino do elemento água se é que podemos assim dizer, ganhou o reino das águas após divisão do mundo depois da batalha dos titãs e dos deuses. Embora impulsivo (característica de fogo), é extremamente cuidadoso com os filhos e filhas e até mesmo com os mortais que o dedicam culto.



Terra: Feminino sólido e estável. A morada. Tem correspondência com o norte.
 "...O norte que desejamos encontrar, o norte que desejamos chegar após uma longa batalha lutar"...
Ligado aos bens materiais, agricultura e segurança.
Deuses: Deméter, Hades e Perséfone

  • Deméter: Senhora dos campos, da colheita, do casamento e mãe de Perséfone. Ou proserpina. Deméter foi a encarregada de ensinar os humanos a arte da colheita. Após a guerra entre deuses e titãs, que durou 10 anos. Deméter abençoa o trigo, cujo grão usamos para fazer o pão. Representada geralmente com ramos de trigo em sua cabeça como em forma de coroa, ou ainda com a cornucópia símbolo de fartura e fertilidade.
  • Hades: Senhor do submundo. É em seu reinado que ficam as almas. Dono dos segredos do subterrâneo, e esposo de Perséfone. Era conhecido como impiedoso e austero, mas ao mesmo tempo carinhoso. Seu nome em grego significa "invisível". 

Fogo: Masculino. Quente e enérgico. Corresponde ao sul. Raiva, impetuosidade, paixão, raiva, criatividade, força, brilh e luz. A transformação.
Deuses: Hefestos, Ares e Vesta.
  • Heféstos: Deus da forja, do fogo dos trabalhos manuais. Simboliza o aspecto impulsivo do fogo. Filho de Hera, irmão d Ares. Teve seu lugar do Olimpo tirado pela própria mãe, ao descobrir sua deficiência física quando o dera a luz. Hefestos cresceu longe do Olimpo mas soube tirar proveito de suas habilidades para tomá-lo de volta. Ao dar em segredo um trono encantado de presente para Hera sua mãe. E esta quando sentara no trono esteve atada a ele por correntes mágicas que nem mesmo Zeus conseguiu arrancar. Hefestos foi então chamado ao Olimpo para retirar a Deusa de seu trono, e Zeus lhe prometera o que quisesse em troca da liberdade de sua esposa. Sem pensar duas vezes, Hefestos escolheu Afrodite como esposa.

  • Ares: Deus da guerra, assim como Athena sua irmã. Porém a representava no aspecto mais sangrento, representava a carnificina e a crueldade ligada a ela. Enquanto sua irmã simbolizava o lado racional e lógico da guerra: A estratégia. Simboliza todo o poder de destruição do fogo, assim como sua impulsividade. O não pensar e simplesmente agir. Simboliza o aspecto destruidor do fogo.
  • Héstia: Filha primogênita de Chronos e Rea. Era a deusa mais querida do panteão grego e romano (cujo nome era vesta). Protetora do fogo sagrado e da família. Tinha morada em todos os lares por ser a guardiã do fogo. Fogo que aquecia, cozia e animava. Simboliza o aspecto purificador do fogo.





Ar: Masculino. O intelecto. Corresponde o leste. Nascimento, juventude e inspiração. Conhecimento e escrita.
Deuses: Hermes e Atena

  • Hermes: O mensageiro dos deuses. Protetor dos rebanhos e dos viajantes. Deus da eloquencia e da arte do bem falar. Segunda a lenda, foi Hermes quem levou as três deusas. Athena, Afrodite e Hera. Para que Páris pudesse decidir qual delas seria a mais bela. Tendo Hera lhe prometido o mundo, Athena o conhecimento e a sabedoria. Páris ficou com Afrodite, que lhe mostrara em visão o rosto da bela Helena de Tróia e lhe prometera Helena como esposa caso ela fosse escolhida a deusa mais bela dentre as três. O que de fato aconteceu. Hermes foi o inventor da lira, instrumento usado por Apolo.
  • Atena: Deusa da sabedoria, conhecimento e justiça. Filha de zeus, saída de sua cabeça. Representa o intelecto nas artes, na guerra e na filosofia. Athenas era a capital da filosofia do mundo antigo. Athena simboliza a pureza de pensamento.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gostou? Então deixe um comentário.