sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Relizando a manutenção da sua horta doméstica

Bom, hoje não fui trabalhar, tive que ir a São Paulo resolver uma questão pessoal. E como sai mais cedo do que eu esperava, aproveitei para comprar um vaso novo para mudar meu manjericão de lugar (reenvasar). Ele estava pedindo mais liberdade. E isso me fez lembrar que eu poderia escrever mais sobre ervas, pois andei deixando esse capítulo meio de lado. Então vamos lá!
Bom, antes de decidir mudar meu manjericção de vaso, posso dizer que fiz um estudo a respeito, primeiro vi que ele estava meio borocochô, então imaginei que fosse algo ligado as fortes temperaturas, vendo isso, decide deixá-lo um pouco mais na sombra. No entanto, como as coisas não mudaram muito, resolvi radicalizar. Mudei ele de ambiente. Coloquei uma pequena varinha de apoio também, pois ele está ficando bem crescidinho...
Também andei pesquisando na net a respeito, e resolvi compartilhar com vocês o assunto.

Dicas para saber quando mudar suas plantas de vaso:


- desproporção entre a planta e o vaso;
- raízes apertadas ou saindo pelo orifício de drenagem;
- a água da rega fica muito tempo na superfície antes de infiltrar-se
- terra compactada com aspecto de ‘lavada’;
- secagem muito rápida da terra;
- terra que demora demais para secar;
- solo degradado (mau-cheiro, má estruturação).

Confesso que não encontrei nenhum dos indícios acima, dessa forma o que me levrou a mudá-lo de vaso, foi mais o espaço entre ele e o hortelã que não estava lá essas coisas...Mas resolvi que também vou colocar o hortelã em outra morada, e usar o vaso antigo para plantar coentro ou salsa. Já tô sabendo que vai demorar, quando é semente é bem mais complicado.

Ao remover suas plantas de um vaso para outro, os cuidados básicos são essenciais, que são:

*Verificar se há pragas e
*Tomar cuidaddo com as raízes;

Feito isso, você terá sucesso na mudança. Sem contar é claro que você deve preparar a nova morada da plantinha da mesma maneira que fez na sua primeira. Uma dica legal que deixa os vasos com um aspecto visual bastante agradável, é o uso de cristais. Você pode colocar alguns a terra, de modo que fiquem visíveis, se puder programá-los então melhor ainda. Irão emanar energia a favor de suas plantinhas.
Tratando de pragas:

Se encontrar alguma, lave as plantas com delicadeza: as menores de cabeça pra baixo, na pia da cozinha, e as maiores no chuveiro. Você também pode lavá-las ou pulverizá-las com uma mistura de água e detergente (use uma colher de chá para cada xícara de água), enxagüando em seguida.
Outra pulverização eficaz é uma mistura de oito a dez dentes de alho cortados em lascas finas com uma colher de chá de pimenta seca, deixada numa infusão em duas xícaras de água fervente.
Coe a solução com um pano e misture a ela duas colheres de sopa de detergente líquido. Aplique durante alguns dias até a praga desaparecer.

Bem é isso. E continuo na jornada com mais e mais descobertas...Aprendendo e gostando de mecher com as plantinhas...

Abraços.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gostou? Então deixe um comentário.