sábado, 19 de março de 2011

Manjericão



Quando decidi que ia começar a elaborar uma pequena horta caseira, a primeira muda que decidi que ia plantar foi o manjericão. E assim fiz. Meu pé de manjericão está super grande, e já teve floração duas vezes. Até usei em algumas receitas que ficaram maravilhosas....

Como sabemos, em magia todas as plantas tem um regente, e com o manjericão não pode ser diferente. Essa planta é regida por vênus, a deusa do amor. Portanto, se fizer um super banho com maçã verde, manjericão e ainda misturar algumas gotinhas de seu perfume favorito....Hum, os resultados serão muito bons!!! Mas além das propriedades mágicas, também gostaria de falar um pouco sobre as propriedades de cura e de fitoterápicas da erva. Então, vamos começar.

Nome Científico: Ocimum basilicum
Nome Popular: Manjericão, alfavaca, alfavaca-de-jardim, alfavaca-doce, basilicão, basílico, manjericão-de-molho, manjericão-doce, manjericão-grande, erva-real, alfavaca-cheirosa, alfavaca-d’américa, manjericão-branco, manjericão-de-folha-larga
Família: Lamiaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Índia
Ciclo de Vida: Perene

Uso medicinal:

Indicações: Infecções da pele e vias respiratórias, rachaduras nos mamilos, bronquite, cólicas, febres, flatulência, insônia, problemas digestivos, reumatismo.
Propriedades: Analgésica, antitérmica, antiséptica, digestiva, emenagoga, expectorante, sedativa.
Partes usadas: Folhas.

Dicas do cultivo:

Deve-se cultivá-lo sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Pode ser plantado em vasos, ou diretamente em canteiros adubados. Suas pequenas flores atraem abelhas e o lugar ideal para o plantio do manjericão é próximo a cozinha, onde ficará disponível ao cozinheiro. Não tolera frio, geadas ou calor excessivo. Aprecia o clima subtropical, tropical e mediterrâneo. Não suporta muitas colheitas subseqüentes, exigindo o replantio. Multiplica-se facilmente por estacas de ponteiro, postas a enraizar na primavera ou por sementes.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gostou? Então deixe um comentário.