domingo, 21 de fevereiro de 2010

Vesta - Deusa do fogo sagrado, da família e de Roma.

Vesta filha priomogênita de Rhea e Chronos.
Vesta era uma deusa de suma importância no panteão romano, pois a ela eram feitas todas as honras em primeiro. Em razão das circusntâncias de seu nascimento. Mesmo não tendo imagens constuídas em seu nome, Vesta era a deusa que era mais próxima dos romanos, até mesmo em razão do fogo sagrado que permanecia aceso nas residências (lararium) e a ela era dedicado. Também era a deusa protetora dos templos e das comunidades.
Suas sacerdotisas eram as vestais, moças que eram escolhidas entre as famílias nobres, e serviam a vesta pelo período de 30 anos. Sendo os 10 primeiros de aprendizado, outros 10 de sacerdócio, e os ultimos para ensinar a próxima sacerdotisa a ocupar seu lugar.


Templo de Vesta

As sacertodisas tinham extremo respeito da sociedade, pois era tido que caso um preso estivesse para receber sua sentença de morte e apenas encontrasse com uma vestal, esse recebia perdão pelos seus erros e era absolvido.


Devido a essa importância social e política as vestais eram continuamente intimadas a participar de assuntos políticos. No entanto, caso ficasse comprovado essa poderia perder seu lugar no templo sendo mandada embora, também perdia seu lugar na sociedade. Visto que desrespeitara os preceitos de Vesta, infringindo uma das regras do templo. Não interferir em assuntos de estado.
Segundo a lenda, Vesta abdicou de seu lugar no Olimpo, cedendo-o a Dionísio, pelo direito de permanecer virgem. Desse modo, outra regra que deveria ser respeitada era a da castidade. Ao entrar no templo, a vestal deveria permanecer casta. E caso essa não obedecesse o preceito, poderia ser enterrada viva.

Héstia.

Na Grécia, temos o arquétipo de Vesta. Héstia, ou a última.
Pois, sendo a primogênita de Rhea, foi a primeira a ser engolida pelo seu pai chronos, e a ultima a ser retirada da barriga de seu pai.
O culto a Héstia na Grécia antiga, não era tão fomentado como na Roma antiga. Pois na Grécia o patriarcado era mais marcante. Mas ainda assim, Héstia tinha sua importância, como deusa do fogo nos templos.
Suas sacerdotisas eram as pytantes.

RITUAL DE VESTA PARA PURIFICAÇÃO:
Como deidade do fogo. Vesta é considerada também a deusa da purificação interior e espiritual. O ritual que segue pode ser realizado na lua crescente ou minguante.
Você vai precisar de:

  • Vela vermelha ou branca;
  • Incenso purificador (alecrim, hortelã);
  • Caldeirão;
  • Bastão (varinha);
  • Fogo sagrado.
Ajoelhe-se perante o altar, acenda o incenso e diga:

Que eu seja limpo por dentro e por fora, de corpo e de alma,
Que todas as coisas de minha vida se renovem.

Acenda a vela, e como a chama desta o fogo sagrado. Toque a levemente com seu bastão dizendo:

Vesta da chama sagrada,
Deusa da purificação e renovação,
Dama que liberta os cativos,
Derrame suas labaredas purificantes sobre meu coração e minha alma.
De modo que minha vida se renove, e que meu espírito fique receptivo.
Desperte minha mente para novas oportunidades.
Chame meu espírito para um maior coinhecimento espiritual.
Revele-me seus mistérios ocultos
Para que eu possa experimentar uma nova iniciação.
Purifique-me e abençoe-me, ó Vesta.

Permaneça de joelhos até sentir a purificação.
Aguarde as mudanças e se prepare para o processo. Pois ele pode ser sutil como mudanças de hábitos alimentares, ou forte como sintomas de gripe.

Abençoada(o) seja!

Fogo sagrado aceso no ritual

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gostou? Então deixe um comentário.