quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Os templários. Cavaleiros de Deus, senhores da magia.

     
A ordem foi fundada em 1118, na época das cruzadas, em jerusalem com o fim de proteger os peregrinos que se dirigiam ao Santo sepulcro. Como ordem de cavalaria militar, formaram a vanguarda e a espinha dorsal dos exércitos dos cruzados na Palestina. Por serem excelente administradores, fiéis  e organizados depositários, tornaram-se banqueiros de papas, reis, príncipes e particulares. Isso os tornou alvo de ambição do Rei Felipe, o belo, de França que premido de necessidade de dinheiro em consequência das incessantes guerras que movia a seus vizinhos e, temeroso do poderio dos cavaleiros. Resolveu apoderar-se dos bens da ordem.


Heráldica dos templários - escudo

Acusados de heresia, foram denunciados por possuírem um esoterismo particular. Sendo caluniados, espoliados e martirizados, retiram-se para a Escócia, onde se juntam a maçonaria.
Vale ressaltar que os templários não foram perseguidos pelos dogmas que existiam em sua conduta, mas sim por ganância do rei em possuir todos os seus bens.


A maldição de Jacques de Molay

A lenda nos diz que, em meio a chamas, pouco antes de morrer, ouviu-se a voz de Jacques de Molay, o último grão mestre dos templários intimando seus algozes a comparecerem no tribunal divino e prestarem contas do ocorrido. A maldição foi dita da seguinte forma:



"NEKAN ADONAI!!!CHOL-BEGOAL!!!PAPA CLEMENTE...CAVALEIRO GUILHERME DE NOGARET...REI FELIPE: INTIMO-OS A COMPARECER PERANTE O TRIBUNAL DE DEUS DENTRO DE UM ANO PARA RECEBEREM O JUSTO CASTIGO. MALDITOS TODOS MALDITOS ATÉ A DÉCIMA TERCEIRA GERAÇÃO DE VOSSAS RAÇAS!!!"

O rei Felipe tentou se apossar do tesouro dos templários, no entanto quando sua frota chegou ao porto os templários haviam partido. Possivelmente para Portugal.
Após a aniquilação de boa parte dos templários na Europa, a ordem continuou em Portugal, doravante denominada de Ordem de Cristo. Tendo o infante D. Henrique como grão mestre. A ordem de cristo herdou todos os bens dos templários, fato esse que teve elevada consideração no descobrimento das Américas.
Na Escócia, a ordem do templo contou com a proteção de Robert Bruce Stuart (Roberto rei da Escócia). E gozou de liberdade suficiente para continuar suas atividades. Seus membros ingressaram na fraternidade maçônica em 1314, sendo Robert Bruce e Johan Marcus, fundadores da "Loja dos Maçons".

Non Nobilis Domni, Non nobis, Sed Nomini Tuo da Gloriam!
(Não por nós Senhor, não por nós, mas para glória de teu nome).

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gostou? Então deixe um comentário.