quinta-feira, 30 de junho de 2011

Mantras

A palavra mantra é composta pelas sílabas man (mente) e tra (entrega), em sânscrito, antigo idioma da Índia. Tem origem nos Vedas, livros sagrados indianos compilados pela primeira vez em 3000 a.C. Essas escrituras compõem-se de 4 mil sutras, das quais foram extraídos milhares de mantras, que atribuíam características relacionadas aos deuses, como amor, compaixão e bondade. Como o som é uma vibração, pronunciar ou ouvir os mantras cotidianamente é, para os hindus, a forma de ativar as qualidades divinas, abrindo nossas mentes e nossos corações para os planos superiores.
"Um mantra é basicamente uma oração", explica o swami Vagishananda, americano radicado na Índia há mais de 20 anos, mestre dos cânticos relacionados aos Vedas. Repeti-los muitas vezes é a chave para interromper o processo natural de pensamento intermitente, que nos leva de uma ideia a outra sem controle. Quando paramos esse fluxo mental, o corpo relaxa, e a mente se aquieta e se abre a vibrações sutis, que permitem ampliar a percepção.

Frases poderosas

Os mantras nasceram na Índia e foram adotados por todas as religiões que de lá se espalharam pelo mundo. Há várias linhagens do budismo chinês, tibetano, japonês e coreano que usam essas frases rítmicas. "Porém, a palavra entrou na linguagem corrente para designar os sons repetidos que levam a um estado de meditação", explica Edmundo Pellizari, professor de teologia de São Paulo.
Esse efeito tranquilizante pode ser resultado de orações como a ave-maria, o pai-nosso e a glória-ao-pai, no rosário católico. "Elas são as correspondentes cristãs dos mantras", explica Moacir Nunes de Oliveira, professor de teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Maior similaridade com os mantras é encontrada no terço bizantino, em que a ave-maria é substituída por uma frase curta (como "Jesus, curai-me").
Os mestres recomendam que se repitam os mantras, às vezes, durante horas a fio, mas no início não precisa ser tanto. "O verdadeiro impacto do mantra pode ser percebido depois de três horas de repetição", explica o mestre Vagishananda. Alguns reflexos são bem mais imediatos, porém. Estudiosos do mantra Miohô - Nam miohô rengue kyo -, relacionam cada sílaba a uma área do corpo, que recebem os benefícios da vibração do som. Assim, nam corresponde à devoção, mio à mente, ou cabeça, ho à boca, ren ao tórax, gue ao estômago, kyo às pernas.
O taoísmo, linha filosófica chinesa, inclui práticas com gestos, respiração, canções e meditação, mas os mantras são considerados fundamentais por sua praticidade. "Podem ser recitados em quase todas as circunstâncias", explica o mestre Wu Jyh Cherng, da Sociedade Taoísta do Rio de Janeiro.

Faça a experiência

Pode-se recitar mantras nos momentos em que sentimos necessidade de nos conectar com as qualidades das quais eles falam: alívio, calma, alegria, amparo, ânimo. Não custa tentar - afinal, o mínimo que a prática poderá fazer é deixá-lo mais tranquilo e concentrado. A vocalização do mantra Om Mani Padme Hum, um dos mais populares, proporciona ao final uma respiração profunda e relaxante. Há mantras específicos para evocar vibrações de cura, alegria e prosperidade, por exemplo, associados aos budas ou às divindades femininas - as taras. Conheça alguns mantras eficientes logo abaixo. E lembre-se: o H tem som de R.
Mantra de Buda Shakyamuni (para promover a autocura e companhia espiritual)
Om Muni Muni Maha

Mantra de Maritze (uma tara que protege contra as adversidades, além de trazer luz e boa sorte)
Om Maritze Mam Soha
Mantra de Tara Sarasvati (a inspiradora das artes)
Om Ah Sarasvati Hrim Hrim
Mantra do Buda universal (ajuda a trazer o amor que está faltando no coração da sociedade moderna)
Om Maitreya

Mantra de Zambala (para a prosperidade e a riqueza espiritual e material)
Om Pema Krooda Arya zamabala

Mantra de Tara Verde (libertadora e heroína veloz, elimina interferências como medo, ressentimento e insegurança, acelera a realização das causas positivas, traz proteção, fé e coragem)
Om Tare Tuttare Ture So Ha

Hridaya Hum Phe Soha

Om Benze Dakine Hum Phe
Om Ratna Dakine Hum Phe
Om Pena Dakine Hum Phe Om Karma Dakine Hum Phre
Om Bishani Soha

Maha Maitreya

Arya Maitreya

Muni Shakya Muniye Soha

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Meditação com cristais

Se você for mencionar ou contar as maneiras que usamos os cristais no dia-dia. Certamente você vai encontrar uma série de modos, e ainda descobrir outros. Esses especiais amigos que sempre nos fazem companhia se tornam  muitas vezes indispensáveis.

No artigo que falei sobre a aura. Expliquei que você poderia realizar o relaxamento com o propósito de limpeza, e cheguei a mencionar que a meditação com cristais ajuda bastante. Pois eles proporcionam uma ajudinha extra aos chakras para que continuem girando em equilíbrio. Pois bem, vamos falar então da meditação com cristais que também envolvem os chakras.

Antes de abordarmos a maneira como a meditação será feita. Vamos antes explicar como os cristais serão usados e onde.
Como sabemos, os cristais possuem propriedades. E para cada chakra, um ou até dois cristais podem ser usados. Assim temos:

Chakra coronário: O cristal de quartzo ou a ametista
Frontal ou terceiro olho: A lápiz lázuli e sodalita.
Laríngeo: Citrino, água-marinha, topázio azul e turqueza.
Cardíaco: A turmalina verde, melancia, quartzo rosa e verde, esmeralda e rodocrosita.
Plexo solar: O citrino, pedra do sol e topázio imperial;
Chakra base: A turmalina negra, granada, hematita e quartzo fumê.
Sexual: Cornalina, calcita laranja e opala de fogo.


Vale. Sempre vale! Lembrar que o cristal que será usado para a meditação, ou para qualquer outra finalidade. Deve ser devidamente programado antes. E para os cristais que usar em meditação. Você pode confeccionar um saquinho e deixá-lo guardado próximo a cabeceira da sua cama. Não use esses  cristais para outra finalidade além da meditação. E se sentir necessidade de substituí-los. Devolva-os a natureza. 


A regra da programação do seu cristal deve ser a mesma para qualquer outra finalidade: Usar os 04 elementos. E de preferência deixe seu cristal 24h em contato com cada um desses. Eu sigo a seguinte ordem: 
Água - Ao comprar os cristais, eu primeiro limpo com a mistura de sal grosso e água
Terra - Depois de secar ao sol. Os coloco sob a terra ou enterro mesmo.
Fogo - Depois de tirar o excesso da terra com um pouco de água. Coloco-os perto da chama da vela.
Ar - E finalmente passo na fumaça do incenso*.
Mas você pode fazer a sua como quiser...


Dê uma olhada no artigo Uso dos cristais na magia - Programando & Limpando seus cristais. Para lembrar do que falamos sobre esse assunto.
Muito bem. Assim que você programar seus cristais. Você já poderá usá-los em suas meditações. E há duas maneiras:


Com os cristais direto na pele. Ou pela visualização. Logicamente que nem todos você conseguirá colocar sobre sua pele. Então, se escolher essa forma. Use os chakras raíz, plexo solar, cardíaco, laríngeo, terceiro olho e coronário. Para ativação dos chakras coronário e sexual. Você pode colocar os cristais em locais próximos. Explicando melhor. Eu costumo fazer essa meditação deitada, e coloco os cristais sobre cada um dos vórtices. Com exceção desses que eu falei. Porque não dá mesmo. Então  eu escolho um local próximo. Os efeitos são os mesmos.


Se escolher a visualização. Recomenda-se que já tenha prática dessa prática. Pois é necessário cuidar da respiração ritmada enquanto visualiza a ação do cristal em cada um dos vórtices. Digo que essa é um pouquinho mais detalhada. Daí a "experiência" no ramo. Para esse tipo, é legal ter alguém com você de conduzindo. Pois assim fica mais fácil. Ainda prefiro o método A. 


Quando faço minhas meditações geralmente acontecem dois fatos: Ou durmo muito e quase não acordo. Ou simplesmente não durmo nada. E em alguns casos tenho visões. Tenho muita facilidade para a  projeção astral. E se com você acontecer o mesmo. Você pode mentalizar que deseja retornar ao normal em tantos minutos. Assim você não "corre" o risco de ficar a mais do que deveria. Não coloque despertador. Não é nada legal ser tirado de um transe abruptamente.



  • Escolha um local tranquilo. E que te passe segurança. O quarto, ou locais destinados a essa prática. São os indicados.
  • Quanto a periodicidade. Eu recomendo que seja uma vez por semana. E depois que for se sentindo mais confortável, aumente o número de meditações. 
  • Acender incenso é válido. Música, somente muito baixa e muito suave.

IMPORTANTE: Durante o período que realizar suas meditações. Você não precisa fazer uma dieta radical demais. Apenas não abuse de carnes vermelhas e condimentos. No mais tudo pode ser ingerido desde que com moderação. Agora uma coisa que não vai combinar muito bem serão as bebidas alcoólicas. Essas você pode abolir do cardápio.


Quando passar da primeira semana que realizar a meditação. Vai perceber que estará mais calmo e ao mesmo tempo concentrado. Na medida certa em tudo que precisar fazer. E isso é muito bom. Todos os vórtices/chakras  estarão em equilíbrio e isso será claro prá você. E ainda mais, ser tornará um hábito tão natural, que se você se habituar a fazer sempre em determinado dia da semana e determinado horário. Quando estiver chegando a hora, seu organismo já vai parando devagar, devagarinho... até você começar a meditar...
Então, Boa meditação prá você!!!





* Se preferir. E esse método é também muito bacana. Você pode soprar sobre o cristal.


Beijos encantados!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

...Eu sou uma bruxa de cozinha

Dia desses publiquei aqui no blog que fui dar um passeio em Sto. André e fui num sebo buscar o livro sobre ervas que tinha falado (as ervas na cozinha). Bem, o fato é que eu não pude resistir e acabei pesquisando mais algumas coisinhas... Achei um livro do Scott Cunningham que eu queria há bastante tempo. O livro "Enciclopédia Wicca na cozinha". E depois de ter finalizado o ervas na cozinha, agora estou lendo ele e já resumi um capítulo prá compartilhar com vocês. Vamos a ele então:

CAPÍTULO VI - A prática da magia dos alimentos

Nesse capítulo o autor ilustra modos de preparar os alimentos para que a magia neles contida sejam despertadas. No entanto, ele também coloca que nem sempre podemos preparar nossa comida. E que nem por isso ela deixa de ser mágica. E para isso ele coloca a técnica da visualização. Que nada mais é que visualizar a mudança já realizada quando começar a degustar o alimento. Ele explica também alguns fatores importantes que você deve levar em consideração na magia dos alimentos:

Decida o que você deseja mudar: Mas é somente válido para você mesmo. Pois praticar a magia dos alimentos para alguém, sem o seu consentimento ou conhecimento pode trazer desconfortáveis consequências. Entendendo então o que precisa que seja mudado em você. Automaticamente será mais fácil escolher o alimento ideal para iniciar sua dieta.

Selecione os alimentos que possuem a energia que precisa: Esse é o segundo passo. Escolher o alimento que possui a energia de acordo com o que precisa. Exemplo: Abóbora: cura/dinheiro.

Escolha os alimentos que aprecia: Concorda que numa dieta de perda de peso, quando o nutricionista diz que você deve moderar em algumas coisas e algumas que você gosta você pode manter. Mas com moderação? Pois é, na dieta mágica seguimos a mesma regra. Se o indivíduo tá precisando de uma cura e não gosta de abóbora. Vamos buscar então outro alimento. Por que com certeza, a abóbora não vai ter o mesmo efeito prá ele. E mais três regrinhas que dispensam maiores explicações:

Prepare os alimentos usando a visualização;
Harmonize-se com os alimentos antes de ingeri-los;
Aceite a energia que o alimento está lhe oferecendo.

Eu recomendo o livro. E aliás, o considero importantíssimo!!! 
Como devem ter percebido. Gosto bastante de falar sobre esse assunto. É vasto, e na minha opinião, interessante. É uma magia que todos os dias você pratica sem ter que se esforçar... Seguir rituais, nada. Simplesmente faz. Se você assim como eu gosta de cozinhar e praticar a magia na cozinha. Um lugar mágico de fato! Compartilhe desse gostar comigo. 

Essa semana criei o selo "Sou uma bruxa de cozinha". Disponível ai no cantinho do blog. É só copiar o código em html que tá na caixa e colocar no seu blog. Prá inserir, depois de copiar o código você clica em detalhes no painel do blogger, adcionar novo gadget html. Cola e salva. Pronto! Já estará participando. E a imagem que vai ficar na lateral do seu blog é exatamente essa ai embaixo:
Voltei prá informar que criei no Facebook um grupo de bruxas de cozinha. Convidei algumas pessoas para participar. Você que acessa nossa página, também está convidado (a).


Gostaram? Então convide mais pessoas à participar!!!
Beijos!

Participação no programa da Helena - Café Tarot


Gente! Aconteceu uma coisa bem legal. E logicamente que não poderia ficar sem compartilhar com todos vocês. 
Fui convidada a participar de um programa de rádio. Apresentado pela  minha amiga Helena Dominguez. Seguidora aqui do blog inclusive. Não é legal?!! O nome do programa é Café Tarot. E acontecerá todas as 2ª e 6ª feiras. A partir das 13h. Essa participação não será apresentando junto com ela, mas cedendo alguns textos do blog ou desenvolvendo alguns somente para o programa. Bacana não é mesmo?! O primeiro programa será hoje. E o texto escolhido pela Helena foi a "casa mágica". E eu claro. Estou bem feliz em saber que meus escritos são requisitados... É muito bom poder fazer o que gosta, e ver que pessoas admiram isso.


Para ouvir o programa, basta acessar o site da rádio: http://gaivota.fm.br/ baixar o plugin e clicar em play. No site tem todas as orientações.


Espero que acompanhem o programa... E o próximo tema escolhido pela helena, será ervas. Mas ainda estamos vendo o que vamos colocar. Certamente que colocarei isso aqui prá vocês. Até lá...

Beijos encantados!!!

quinta-feira, 23 de junho de 2011

A magia dos dragões - II

Se tem uma coisa que aprendi com a Dragon Magik é que não adianta você sair procurando muito sobre dragões não. Eles só se aproximam de você quando sentem que está pronto. Já tive muitos sonhos com dragões e acabei aprendendo isso. Agora se foi dito por eles, sinceramente. Não me lembro. 

A dragon magik como todos sabem, é uma ramificação da wicca. No entanto, não sou wiccana. Então dessa forma, eu não poderia praticar a dragon magik não é mesmo? Não. Mas penso diferente... Se alguma coisa sobre essa magia chegou até mim, é por que eu de certa forma estava pronta. Hoje sei que há três dragões comigo. Um dragão da terra, um da água e outro do fogo. Tecnicamente falta saber só um... E não estou com pressa. 
Na dragon magik como na magia em geral. Não adianta ter pressa. As coisas chegam quando você estiver pronto. 

Dica: Caso se sinta a vontade com essa magia e queira manter um grimório sobre... Pense em adquirir um caderno de capa vermelha e decorar com motivos e figuras que lembrem os dragões. Anote nele tudo o que você desejar sobre isso... ( na realidade, o que vier a mente). E aproveitando, faça uma caixa também. Nessa caixa você poderá colocar esse caderno, ou outra coisa que deseje ser energizada pela energia dos dragões.
Importante: Deixe um cantinho só para eles... 

Beijos e beijos....

Lua minguante


Hoje a lua entra na sua fase minguante. E como sabemos, essa fase da lua é muito boa prá desapegos, arrumações, finais de situações indesejadas, limpeza... E eu estou aproveitando para fazer aquela arrumação na estante de livros e no meu quarto. Já separei alguns livros que não vou usar  mais e deixá-los para doação. E minha mãe acabou se empolgando também e resolveu mudar nossas plantinhas de lugar. Acontece que com o frio que estava fazendo todos esses dias. Elas estavam bem desanimadas mesmo...Elas agora estão no corredor, no andar de baixo. Faz menos frio.

Então aproveite essa fase da lua e jogue fora tudo o que não é mais necessário... As coisas físicas e espirituais... Jogue aquela papelada que não vai mais precisar, e aproveite prá separar aqueles livros que não vai ler mais e doe. 

Limpe o físico e depois o astral. Acenda um incenso, ouça alguma música durante essa limpeza e visualize tudo o que é de ruim ou indesejável indo embora. Passe a vassoura mesmo! 

Beijos...

terça-feira, 21 de junho de 2011

E chega o inverno - Texto de Léo Artese

Meus estudos xamânicos ensinaram-me a interpretar o inverno através de seus símbolos como o Elemento Ar, que é ligado ao Corpo Mental, ao pensamento, à reflexão. A hora do dia é a meia-noite.
É associado à velhice. Os anciãos, (os sábios e ancestrais tinham seus cabelos brancos como a neve do inverno. Também pode ser ligado aos cabelos dos recém nascidos. (24 horas / zero hora) É o local de preces e de agradecimento. É o local da honra, o melhor para conexão com nossos ancestrais xamânicos e seres extra terrestres).

No inverno tudo parece estar meio adormecido, congelado, mas, na verdade, grandes crescimentos estão ocorrendo. As sementes que estavam dentro da Terra começam a se enraizar. O crescimento é para dentro. Esse crescimento interior, essas raízes é que permitirão à planta desabrochar na primavera.

O inverno é para desacelerar, reduzir a velocidade e aprendermos a entrar na escuridão e quietude de nossos sonhos. 

Nessa estação, nossos corpos não se movimentam tanto quanto no outono e nem como se movimentarão na primavera e verão. Assim vamos buscando a sabedoria e calor do espírito para trazê-los para dentro de nós.

Aproveitamos o inverno, para compartilhar mais em casa nossas experiências e ensinos, avaliamos nossas realizações e propósitos, praticamos a paciência e nos preparamos para as mortes e renascimentos.
Estudando a Roda Medicinal (Medicine Wheel) dos nativos norte-americanos, fui inspirado a adaptá-la para as realidades ecológicas do Hemisfério Sul. Nessa adaptação o inverno é associado à Direção Sul. O Sul é a parte mais gelada de nosso Hemisfério (Pólo Sul). O Sul é o local da doação, é o portal da sabedoria, do conhecimento, do intelecto.

Na metáfora da Terra sendo renovada e purificada pelo inverno, podemos transformar os acontecimentos em experiência de vida, nos preparando para períodos de crescimento. Época para libertar de velhos padrões negativos de comportamento, preparar-se para pequenas mudanças e para as mudanças maiores que virão. A energia do inverno ajuda as pessoas a atingirem uma compreensão de suas próprias vidas, a ter a aceitação do que elas alcançaram ou não.

O inverno é a estação propícia para a paz, para recuperar o poder, perdoar, ter compaixão por tudo à sua volta. É a estação da ressonância harmônica ensinando que além de se harmonizar, você pode levar harmonia, fraternidade, caridade, onde quer que vá, praticando a boa vontade para com toda a humanidade.

O inverno representa os buscadores de conhecimentos que nos oferecem novas visões da humanidade e também os sábios e anciões que serviram-nos de inspiração através dos tempos. Celebra a alegria de pertencer, o valor do vínculo familiar e dos relacionamentos. Marca um tempo para fazer ajustes, da purificação da intenção, a preparação da chegada da primavera e a transição para um novo ciclo de atividades da Roda do Ano.

O inverno oferece a energia para revermos tudo aquilo que aprendemos em nossa vida, para incorporar os conhecimentos da Fonte Superior e entender melhor a vida na Terra. Momento para melhor escutar e compreender e integrar palavras, pensamentos e atos.

O conhecimento é aquele que provê respostas para as questões: que, quem, onde e como; e a sabedoria responde o por quê. De nada vale um conhecimento a serviço da vaidade ou somente para estimular a mente. Ele só tem validade se é transformado em sabedoria através do amor.


Com o inverno chega a noite mais longa do ano e o início do período de “Regeneração da Terra que contém em si a semente da luz e proporciona um grande momento para vislumbrar o futuro, ativar as sementes de novos planos e preparando-as para o nascimento.

Segundo os ensinamentos da Roda Medicinal, os 3 portais dos caminhos espirituais do inverno, um conjunto de práticas de virtudes, que influenciam nosso corpos (corpo, mente, emoções, alma) são: 
  • Limpeza
No nível físico limpeza é desintoxicar o corpo. Principalmente da bebida, comida, cigarros, remédios. Adotar práticas saudáveis para manter o corpo limpo. No nível mental serve para livrar-se de velhas idéias, idéias repetitivas, limitantes. Limpar a mente de preconceitos, bloqueios, formas de pensamento inadequadas, negativas, pessimistas. No nível começa a trabalhar emoções que estão bloqueadas e abrir os sentimentos das pessoas, limpar nossos lixos emocionais, mágoa, culpa, etc. No nível espiritual fortalece o conceito do que é Sagrado, para limpar conceitos obsoletos, e para queimar as máscaras atrás da qual se escondem problemas e impurezas. 
  • Renovação
O corpo físico recebe a energia para melhorar a saúde, colocar-se em boa forma e restabeler o equilíbrio energético No nível mental inspira a ter atitudes mentais saudáveis, para ter novas idéias ou reestruturar as antigas. No nível emocional inspira a auto-estima, o amor-próprio. No nível espiritual facilita a conexão com a base de nossas crenças espirituais, a formular nossas próprias cerimônias, para focalizar a espiritualidade. Renova nossa crença na bondade de toda a vida. Estimula as habilidades psíquicas e proféticas e lembranças de outras vidas. 
  • Pureza
No corpo físico, procurar por alimentos puros, integrais, respirar bem, atitudes saudáveis, purificar o corpo. No mental é olhar para o mundo com os olhos de uma criança. Livrar-se dos preconceitos, sarcasmos, julgamentos, fofocas, intrigas. No nível emocional é praticar a honestidade, a espontaneidade, receptividade, integridade, buscar de equilíbrio e auto-realização. No espiritual é nosso encontro com o Eu Superior, com a alma. Buscar Essência Divina e confiar mais.

A Roda Medicinal marca também as luas do período de Inverno. As luas do inverno inspiram a contemplar a vida e seus paradoxos e sobre a morte. É tempo de aprender a ter paciência. Época em que as habilidades psíquicas e místicas estarão bem acima da média. Para contemplarmos os presentes que a vida nos deu, praticar doações.

Perguntas para o Solstício de Inverno:

• Quem eu sou?
• Onde quero colocar o meu esforço?
• Como posso mudar meus padrões de pensamento para atingir meus objetivos?
• Onde posso conseguir melhores fontes de inspiração para as soluções que preciso?
• O que o Universo quer me revelar aqui e agora?
• Qual é a nova idéia que quero semear para nutrir-me no futuro?
• O que preciso liberar para renovar?
• Como posso transformar o negativo em positivo?
• O que preciso para viver mais feliz?
                                                                 Feliz Inverno!!
Texto de Léo Artese - precursor do Movimento Xamânico Universal.

Lambedor

Ontem acordei e me deparei com minha mãe procurando coisas no armário, e com uma panela de pressão cheia de talos de agrião. Vi que ela estava fazendo o que em nossa família chamamos de lambedor. E que mais alguns conhecem pelo mesmo nome. Um cozido de ervas plantas (podendo levar alguns legumes) e remédios bom prá tosse, gripe, e um excelente expectorante. Vendo ela fazer comecei a perguntar bastante coisa a respeito. E sei por exemplo, que o agrião é base fundamental. Ou seja, não pode faltar. Lembro de todos os ingredientes. Então caso tenham alguém da família com gripe, tosse ou precisando de uma ajudinha com a garganta. Vai a receita:

2 litros de água
Talos de agrião (o que sobrou de um maço)
1 Beterraba cortada em rodelas
Metade de uma cebola branca
1 dente de alho
Um pedaço de casca de laranja e outro de casca de limão
Um pedaço de anjico


Cozinhe tudo em pressão. Ao terminar, coe. Em uma panela separada queime um pouco de açúcar e despeje o conteúdo, Mecha e coloque em um vidro. Não precisa colocar na geladeira.


*Outras ervas que podem ser usadas:
Guaco
Orégano
Beijos encantados!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Cafeomancia

A cafeomancia é a arte que prevê o futuro e aconselha através dos desenhos da borra do café que se forma na xícara. 
Muito difundida nos países árabes, tornando-se uma de suas mais ricas tradições, principalmente no Irã, na Turquia e no Sul da Rússia, onde era praticada pelas cortes dos grandes czares. Posteriormente, foi introduzida na Europa, no século XVIII, sendo a França o primeiro país a adotá-la.

Mais tarde, foi a vez da Itália, na cidade de Veneza, partindo para o resto do mundo.

Atualmente a prática da Cafeomancia é muito utilizada na Turquia e nos países do norte da África, que conservam essa prática há vários séculos, passando-a de geração a geração.
Para uma boa interpretação é necessário observar o aspecto geral da borra sobre a borda, quanto mais espessa (grossa) ficar, significa que o consulente está bloqueando a energia.
Faça uma meditação depois faça outra borra.


Observações importantes:
Quando sair muito “fraco” os traços ou com várias ramificações significa que o consulente precisa focar melhor seus objetivos, muitas ramificações significa excesso mental, estresse.

Observe sempre os desenhos que acompanham o conjunto. Por exemplo: Cachorro significa Fidelidade ou representa amigo, mas outro desenho próximo a ele pode modificar as condições, por exemplo, estiver uma serpente perto dele, ou uma cruz.

Traços fortes e bem definidos significa que o consulente está seguro no momento e que está seguro em relação aos seus objetivos.

Observe a xícara de um modo geral e tente perceber que elemento está. Note se a xícara está pesada ou leve, se o conjunto dos desenhos tem movimento, água, ar ou terra, você poderá desta maneira complementar os significados dos desenhos.

A Cafeomancia é um excelente oráculo para desenvolver a intuição facilitando a comunicação espiritual. É um excelente exercício para desenvolver sua percepção espiritual a medida que se tenta desvendar os significados dos símbolos.

 É importante preparar o ambiente, acenda um incenso. Não é aconselhável fazer a borra de café quando está angustiado ou muito ansioso. Faça quando estiver tranqüilo, assim não influencia nos significados. Isso porque os elementais acabam brincando com você, e os desenhos podem sair de forma estranha. Respeite o oráculo

Se por acaso  xícara mostrar apenas uma visão indistinta,confusa visualmente, considere o momento como disperso (Mental), o ambiente ou a pessoa estão carregados. Concentre-se e faça outra leitura. Caso não obtiver respostas melhor deixar para o outro dia.

Símbolos:


ANIMAIS: Representa o comportamento – exemplo: Macaco – pessoa curiosa, brincalhona e esperta ; Cachorro – pessoa fiel, carinhosa e companheira.
OBJETOS: Tipo de acontecimentos – Exemplo: faca, cortes na vida pessoal; Taça grandes comemorações.
SÍMBOLOS: Denota sorte ou azar – Exemplo: Estrela grande sorte; Cruz: momentos importantes e decisivos; Lua – mudanças; Sol: realização
DEUSES/DEUSAS-Sinaliza as proteções espirituais ligadas ao consulente.
ÁGUIA - Desejos fortes, excelente concentração mental. Significa também a necessidade de ampliar conhecimento. Sinal de grande proteção espiritual.
ANJOS: Proteção e assistência espiritual para a realização de seus desejos.
ANCORA – Sinal de sucesso e segurança nos negócios ou amor.
ALIANÇA/ANEL – Símbolo de união e eternidade, casamento ou noivado.
AMPULHETA – Avisa para não perder tempo com detalhes e seguir em frente com objetivos. Os acontecimentos dependem do fator Tempo.
ARANHA – Cuidado com pessoas próximas. Confusão, período de dificuldade de concentração.
ARBUSTO – Dinheiro inesperado, quanto maior o arbusto, mais dinheiro.
ARCO: Significa passar de uma condição para outra. Mudanças na maneira de pensar e agir.
ÁRVORE: Realizações a caminho, prosperidade e saúde. Fase de reconhecimento e bons amigos.
AVIÃO – Viagens. Também pode significar desejo de escapar da rotina e responsabilidades.
BARCO – Viagens a vista. Romantismo, também significa necessidade de isolamento.
BARRIL – Tempo de celebrações em família.
BIGORNA - Muito trabalho para alcançar seus ideais.
BOTA: Denota a presença de um homem, que se interessa pelo consulente. Pode representar o marido ou namorado.
BRUXAS-Proteção espiritual. Limpeza energética contra energias negativas. Seus desejos podem se realizar magicamente.
BEIJA-FLOR: Grandes emoções a caminho. Um novo Amor. Prazeres sociais.
BOCA: Cuidado com o que fala. Tente expressar seus sentimentos com maior clareza.
BORBOLETA-Alegrias causadas por pequenas mudanças. Amores, flertes. Alegria nos relacionamentos.
BOI – Período de muito trabalho, com compensações após sacrifício.
CAIXÃO: Morte/ Mudanças.
CACHIMBO – Ligado a energia masculina. Sensualidade. Alguém que pensa no consulente. Tempo de para pensar e ouvir.
CANGURU: Ligação forte com a família.
CAMA – Desejo subconsciente de repouso e silencio; os sonhos podem ser o seu meio de fugir das preocupações.
CARROS – Mudança apara melhor.
CÃO: Amigos fiéis – ajuda inesperada. Fidelidade.
CASA: União à vista. Novidades no lar ou no trabalho.
CASTELO – Uma Herança inesperada; algo muito importante acontecerá.
CARTAS – Se forem bem definidas, boas notícias, se mal formadas más notícias; pontos próximos, dinheiro; perto de coração, noticias sobre o lado sentimental.
CARTOLA-Ligada ao intelecto. Idéias uso da inteligência. Pode representar pessoa muito importante, que ajudará o consulente.
CAVALO: Símbolo de virilidade masculina. Pode representar Homem, mudanças ou viagens.
CESTO: Quando aparece com flores ou frutas significa prosperidade e fertilidade; se estiver vazia reduza os gastos.
CHALEIRA – Procure harmonizar as relações familiares; uma chaleira fumegante indica dificuldades e nervosismo.
CHAPÉU: Encontro com um homem.Um homem que pensa muito na consulente. Avisos importantes. O Chapéu representa o intelecto.
CHAVE: Soluções rápidas, sucesso, aquisições materiais.
CÍRCULOS: Reorganize seus objetivos sentimentais. Dinheiro à vista.
COBRA: Doenças, Traição, Nervosismo, Negatividade.
COGUMELO: Indica ilusão, desejos infundados. Cuidado com o que sente e pensa.
COROA: Vitória. Proteção espiritual. Desejos serão realizados. Méritos e reconhecimento publico.
CORAÇÃO: Novo relacionamento. Amor na vida do consulente, alegrias familiares.
CORAÇÃO PARTIDO: Tristeza. Fim de relacionamento.
CORAÇÃO ALADO – Grande Paixão.
CORUJA: Significa avisos, intuição. Pode alertar sobre doença ou morte.
CRUZ: Seja solidário com as pessoas. Período requer paciência, as realizações dos desejos. Significa sacrifício, antes da vitória.
CRIANÇAS: Alegria, suavidade. Liberdade.
DADOS: Sorte. Dinheiro Inesperado.
DAMA ANTIGA: Sensualidade. Sexualidade.
DRAGÃO: Energia, disposição. Vencerá qualquer situação. Também significa uma Grande Paixão. Sexualidade em alta.
EDIFÍCIO – A ambição trazendo mudanças de comportamentos.
FACAS: Intrigas, Brigas, problemas com papéis. Cuidado.
ELEFANTE: Símbolo de iluminação. Representa família. Grande sorte, saúde e boas amizades.
ESPADA: Poder espiritual, vitória financeiras e com a justiça. Também pode significar desentendimento e rupturas.
ESTRADA/RUA : Novos caminhos. Novidades, Surpresas.
ESTRELA: Sucesso está em seu ponto culminante. Proteção e sorte.
ESTRELA CADENTE: De atenção a assuntos pendentes. Soluções rápidas.
FACA – Símbolo desfavorável, cuidado com a saúde, não faça negócios sem orientação. Vulnerável a desentendimento familiares e amorosos.
FERRADURA: Sorte favorecida, bons negócios, dinheiro inesperado.
FLECHA: Persista em seus objetivos iniciais. Força de Vontade, Ação e Disposição.
FLORES: Comemorações – Alegrias – novo relacionamento. Casamento ou Noivado.
FOICE/MACHADO: Inimigos no trabalho.
FRUTA – símbolo afortunado.
GALINHA: FofocaS. Não ligue para mesquinharias.
GATO: Símbolo do misticismo e dos mistérios ocultos. Cuidado com pessoas próximas. Use a intuição.
GNOMOS: Não leve a vida tão a sério. Brinque, relaxe um pouco.
GOLFINHOS: Amor correspondido. Romance.
ÍNDIO – Proteção espiritual, pode estar relacionado com a cura em algum setor de sua vida. Limpeza espiritual.
INICIAIS – Refere-se a pessoas que conhece ou conhecerá.
LÂMPADA/LAMPARINAS – Significa iluminação. Grandes idéias que consulente pode ter para resolver questões.
LAÇO/CORDA: Bons negócios à vista.
LEÃO: Fortaleza, Independência. Poder e Fama.
LEQUE – Sociabilidade e sensualidade em alta.
LETRAS: Mensagens, recados, cartas em breve.
LÍRIOS: Paz de espírito. Período de tranqüilidade.
LUA: Valorize o que tem. Siga sua intuição. Conecção espiritual, fase de grande força espiritual. Sorte. Símbolo Indicador de honrarias. Indica viagens ou mudanças.
MÃO: Calúnias ou brigas iminentes, também pode significar que alguém lhe pedira auxilio.
MACHADO: Dificuldades evite discussões
MACACO: Brincadeiras. Cuidado com elogios falsos.
MARGARIDA – Amor e Felicidade à frente.
MARTELO: Símbolo de perseverança, força. Conclusão.
MÁSCARAS – Um aviso para guardar seus pensamento e sentimentos íntimos. Guarde segredo.
MONTES: Reformule seus objetivos – período de dificuldade.
MORCEGO – Fase em que deve seguir sua intuição.
NÚMEROS: Refere-se a dias/semanas ou meses, pode ter uma relação com um grande acontecimento. Muitos números indica dinheiro. De qualquer maneira é um símbolo de grande sorte.
NUVENS: Seja Prático. Não sonho demais. Dificuldade de concentração e dúvidas.
OLHO: Proteção espiritual. Você está sendo observado.
OVOS: Chegada de um bebê. Também refere-se a boas notícias.
– Trabalho penoso com recompensas materiais.
PÁSSARO/AVE: Alegrias, comunicação. Romance. Leveza de espírito,
PATO: Alegrias com amigos e familiares. Felicidade.
PAVÃO: Hora de exercer a independência. Cuidado com a vaidade.
PEIXE: Medite para elevar-se espiritualmente. Período de muita prosperidade, dinheiro a vista.
PENTE: Surpresas que o favorecerão. Alegrias e felicidade duradoura.
PÉS: Sucesso através dos esforços. Pode significar arrependimento.
PINHEIRO: Saúde.
PIRÂMIDE: Muita sorte. Grande potencial de espiritualidade.
POMBA: Confirmações que chegarão em breve. Resoluções para dúvidas. Grande Paz.
PONTE: Passagem de um estágio para outro, tanto físico como também no sentido espiritual. Pode também significar iniciação. O Consulente livrando-se de lembranças do passado.
PUNHAL: Perdas, cuidado com assinaturas de documentos.
QUADRADO: Bom momento nos negócios.
RAIOS: Seja mais enérgico, consigo mesmo.
RAPOSA: Um bom sinal para silenciar. Observe. Você pode estar sendo vigiado. Cuidado seja cauteloso. Também significa esperteza, inteligência. Alguém se aproxima. Falsidade nos relacionamentos.
REVOLVER: Cuidado esteja alerta, sinal de imprevistos, acidentes domésticos.
ROSTO DE MULHER: Amiga ou parente, pensando em você.
ROSTO DE HOMEM: Amigo ou parente, pensando em você.
SAPO: Significa limpeza energética. Cura. Também está relacionado com sociabilidade e sorte nos negócios.
SAPATO DE MULHER: Sensualidade. Significa mulher importante na vida do consulente.
SAPATO DE HOMEM: Significa o parceiro (namorado). Pessoa importante.
SOL – Realizações. Boa fase. Sucesso em todos os níveis.
TESOURA: Aberta Sucesso, fechada, desfavorável.
TAÇA – Comemoração. Vitória em todos os sentidos. Merecimentos trazidos pela espiritualidade.
TOURO – Fortaleza e trabalho duro. Também pode significar hostilidades, observe os desenhos ao lado. Também pode indicar teimosia.
URSO – Amigos falsos. Nervosismo, cansaço, cuide da saúde. Período de espera. Ursos graciosos – grandes emoções.
VASO –Boa Sorte, paz de espírito. Siga sua intuição. Revelação de segredos.
VELHINHA: Proteção de pessoas mais velhas. Escute os conselhos dos mais sábios. Sabedoria e proteção.
VELA – Acesa bom sinal, mas preste mais atenção a espiritualidade. Apagadas notícias tristes.
XÍCARA – Símbolo de fartura; novas amizades que proporcionarão alegrias

Fonte: Espacoalpha.com.br